Band no EPEF: Eletiva de Física Médica

Publicado em 03/12/20

No XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF), além dos trabalhos apresentados pelo coordenador de Ciências, STEAM e STEM, Renato Villar, os professores de Física do Band Fernanda Sodré, José Ortega e Pedro Zen também elaboraram um estudo, “Perspectivas Científico-Culturais no Ensino de Física: A Construção de uma Disciplina Eletiva de Física Médica”, a respeito da disciplina oferecida aos alunos da 3.a série em 2019.

“Nós apresentamos uma proposta interdisciplinar de fazer um curso de Física, na eletiva, para tratar temas da Medicina, como História da Ciência e da Medicina, trazendo também elementos de Educação Física e de Artes, mostrando como o corpo humano foi descoberto desde o Renascimento, com grandes nomes como Leonardo Da Vinci e Andreas Vesalius, até a Modernidade, com a chegada do raio-X e da tomografia”, explica Ortega.

No início do curso, no ano passado, e no começo desse ano, antes da pandemia, foi discutida a Microbiologia e como as doenças podem ter agentes patogênicos microscópicos. “Os alunos fizeram coletas, em placas de petri, de bactérias do Colégio, de lugares como o refeitório, os aparelhos celulares, as bolas de basquete. Trouxemos uma professora de Biofísica para analisar as amostras e, na aula prática, os estudantes sentiram os cheiros produzidos por cada bactéria, compreendendo os odores característicos provenientes do suor, do lixo, da terra.”, detalha o professor de Física.

Depois de destrinchar aspectos da Física Médica e da Medicina propriamente dita, os professores receberam a ajuda do coordenador de Educação Física do Band, Carlos Alberto De Simone, e de sua equipe para analisar a superação do corpo pelos atletas. “Os grandes recordes mundiais, técnicas de alavancagens em esportes de salto em aulas práticas com os alunos, estudos de movimento: trabalhamos todos esses aspectos.”, conta Ortega.

A última etapa do curso consistiu na análise dos aspectos físicos do Ballet, convidando uma bailarina para trazer uma experiência mais prática e participativa aos alunos, permitindo que testassem seus conhecimentos teóricos de física mecânica. Sobre isso, Ortega comenta: “Nós discutimos a rotação pela ótica do Ballet. Assim, relacionamos aspectos como momento angular, torque e centro gravitacional com passos como giros e piruetas, além de movimentos braçais”.

Os professores de Física que assistiram à apresentação acharam o projeto muito inovador em termos de currículo, que proporciona aos alunos uma visão muito integrada das diferentes disciplinas trabalhadas. No trabalho também há depoimentos de alunos contando o que acharam da eletiva, um retorno muito positivo.

No EPEF, o professor José Ortega também fez uma apresentação sobre Mágica e Ciência, “Magiconsciência: experimentos paradigmáticos”, no momento cultural do congresso, em que foram discutidos temas como Ilusão e Epistemologia, além de fazer truques de Mágica para ilustrar esses aspectos.

Clique aqui para acessar o trabalho de Física Médica e aqui para a apresentação de Mágica. É possível encontrar detalhes sobre a eletiva do Band clicando aqui.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!