Band e Mauá: motores a combustão

Publicado em 03/12/18

Totalmente mão na massa e aprendendo sobre Engenharia, alunos da 2.a série do Ensino Médio participaram da atividade complementar “Motores a combustão”, realizado no Band em parceria com o “Instituto Mauá de Tecnologia”. As aulas se basearam em eletiva da faculdade.


Com encontros no Band e nos laboratórios da Mauá, o curso foi acompanhado pelo professor de Física, Renato Villar, e pelo técnico de STEAM, Luiz Ponce, além dos professores da Mauá, Clayton Zabeu, Renato Romio e Willian Kurilov.


Durante as aulas, ninguém foi poupado de colocar a mão na massa: era necessário desmontar motores para entender o papel de cada peça em condições reais, aprendendo conceitos envolvendo a Física e a Química. “O objetivo do curso é ser bem prático”, contou o técnico Luiz.


O aluno da 2.a série do Ensino Médio, Dante Fiori, conta que essa característica do curso permitiu que ele aprendesse como os motores funcionam. “Foi bom para sair um pouco da monotonia de aulas teóricas. Na verdade, foi o que mais me chamou atenção para me inscrever, já que gosto bastante de atividades práticas”, contou ele.


​O professor Renato explica que uma das partes mais interessantes do curso é que o aluno pode ter um gostinho do que é a carreira na Engenharia e ainda ter contato com uma das faculdades mais importantes da área. “É uma ajuda muito grande para aqueles que estão na dúvida. É uma oportunidade única de conhecer a estrutura da Mauá e ter essa instituição como possibilidade”, contou ele.

​Para fechar o curso, houve uma competição na qual os alunos tiveram que colocar seus carrinhos para rodar. O grupo que fez a melhor previsão de desempenho e conseguiu atingir a maior velocidade ganhou uma vaga para torneio semelhante na Mauá, competindo com alunos da faculdade.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências da Natureza

100% online: Física

Publicado em 18/04/20

100% online: Biologia

Publicado em 18/04/20