Indicações de leitura

Publicado em 14/09/17

01 - acasoO acaso favorece quem se prepara: em depoimento a Chico Barbosa
Autor: Maílson da Nóbrega
Editora: Saraiva
ISBN: 9788502618763

O acaso cruzou várias vezes em minha trajetória: minha decisão de estudar, na oportunidade de morar fora do Brasil por um tempo, na ascensão da minha careira. Acontecimentos bons e ruins que determinaram meus caminhos e contribuíram para as mudanças em minha vida. Olhando em retrospecto, quase sempre tive capacidade e coragem de assumir riscos. O maior deles, certamente, foi aceitar o convite do ex-presidente Sarney para ser ministro da Fazenda. Era uma época difícil, pois o presidente havia perdido força política após duas fracassadas tentativas de estabilização da economia, os planos Cruzados e Bresser.
Tive a ventura de observar tudo de uma posição que me ajudou a entender os enormes desafios do Brasil e perceber que a educação é o maior de todos.
Nenhuma nação enriquece sem uma educação de qualidade acessível. Se a produtividade é o motor do crescimento, a educação é a chave para alcançá-la. Dividir tudo isso é um grande privilégio. Se conseguir chamar à reflexão apenas uma parte dos leitores, já terá valido a pena.

 

14 - dnaDetetives do DNA
Autor: Anna Meyer
Editora: Record
ISBN: 9788501077967

Neste livro, Anna Meyer desvenda alguns dos mais impressionantes mistérios da história, apresentando cada caso como um pequeno romance e mostrando como, no fim das contas, uma molécula contém muitas respostas. O jovem Luís XVII, filho de Luís XVI e Maria Antonieta, realmente morreu na prisão? O que aconteceu de verdade com a princesa russa Anastácia, a filha mais nova do último czar da Rússia? A Peste Negra era mesmo a peste bubônica? Por que a pandemia de gripe de 1918 foi tão letal? O que estava por trás da tuberculose que devastou os índios americanos após a chegada de Colombo?

 

11 - historiapolidezHistória da polidez de 1789 aos nossos dias
Autor: Frédéric Rouvillois
Editora: Grua Livros
ISBN: 9788561578084

O livro é um estudo histórico sobre as boas maneiras, partindo de 1789. O autor realizou pesquisas a partir da Revolução Francesa, marco da transformação não apenas do sistema político até então vigente no mundo Ocidental, como de costumes e hábitos, impostos pelos novos detentores do poder. O radicalismo dos protagonistas da Revolução Francesa fez com que se alterasse o calendário, com criação do novo período histórico. Não há mais senhores e sim cidadãos. Os modos elegantes passam a ser mal vistos e os revolucionários tentam a proibição formal do uso do tratamento por vós, já que todos são iguais e devem tratar-se por tu. Esse radicalismo foi aos poucos se abrandando com Napoleão e a restauração do Império e, anos mais tarde, com Napoleão III.

 

02 - reflexaoReflexões sobre a vida
Autor: Ives Gandra da Silva Martins
Editora: Pax & Spes

Em 2014 publiquei 469 reflexões sobre a vida, em livro com dois decálogos sobre o advogado e o trabalho ordinário. Apesar de edição particular, tantos foram os amigos que solicitaram exemplares, que a edição esgotou-se. Neste interim, cresceu o número de reflexões por mim escritas. São, hoje 1022. Nenhuma novidade em nada que escrevi. Autores já publicaram máximas na mesma linha e outros, certamente, já pensaram de forma semelhante.

A diferença deste livro é que expressa o que, apesar de muitas quedas e fracassos, sempre lutei por viver, sendo um conjunto de princípios que recebi de meu pai, meus mestres e, principalmente, de minha igreja.

Por isto, novamente, os pensamentos são versados em edição privada para familiares e amigos, que me conhecem e sabem que tenho lutado por vive-los, nada obstante os inúmeros insucessos. Ofereço-lhes este opúsculo, portanto, com o querer bem de sempre.

 

03 - geometriadifencialGeometria diferencial de curvas e superfícies
Autor: Manfredo Perdigão do Carmo
Editora: Sociedade Brasileira de Matemática – SBM
ISBN: 9788583370246

O livro é uma introdução à geometria diferencial de curvas e superfícies em seus aspectos local e global. O Capítulo 1 é um estudo preliminar de curvas. A partir do capítulo 2, cada capítulo é desenvolvido em torno de um conceito simples e fundamental. Assim, o capítulo 2 introduz a noção de superfície regular, provavelmente o melhor modelo para o estudo de variedades diferenciáveis; o capítulo 3 está construído em torno da aplicação normal de Gauss que contém toda a geometria local extrínseca; e o capítulo 4 unifica a geometria intrínseca com o conceito da derivada covariante, uma motivação ao estudo de conexões em geometria riemanniana. A fim de manter o equilíbrio entre ideias e fatos, um grande número de exemplos é calculado em detalhes. Os pré-requisitos à leitura do livro são conhecimentos básicos de álgebra linear e de Cálculo de várias variáveis. No apêndice ao capítulo 2 é feita uma revisão de Cálculo Diferencial que visa suprir eventuais necessidades do leitor.

 

09 - spalturasSão Paulo nas alturas: a revolução modernista da arquitetura e do mercado imobiliário nos anos 1950 e 1960
Autor: Raul Juste Lores
Editora: Três Estrelas
ISBN: 9788568493403

Nos anos 1950, uma grande transformação ocorreu em São Paulo: arquitetos modernos passaram a ser mais e mais requisitados por uma renovada indústria imobiliária. Em pouco mais de 10 anos, foram criados os mais icônicos edifícios da cidade, graças à aliança de arquitetos talentosos, como Niemeyer, David Libeskind e Franz Heep, com empreendedores audazes, entre eles Artacho Jurado, Octavio Frias de Oliveira e José Tjurs. Copan, Itália e Nações Unidas, Conjunto Nacional, o centro comercial Grandes Galerias (hoje conhecido como “Galeria do Rock”) e vários outros prédios de grande qualidade arquitetônica foram erguidos nessa época e moldaram para sempre a imagem da capital, espelhando sua pujança, seu dinamismo e sua modernidade. Em São Paulo nas alturas, Raul Juste Lores reconstitui esse importante período, apresentando a surpreendente trajetória de seus principais personagens, mulheres e homens que deram rumo novo à arquitetura, à construção e à vida urbana no Brasil. O livro traz também 98 fotos e um guia dos prédios em São Paulo.

 

10 - ernestoO túnel
Autor: Ernesto Sabato
Editora: MEDIA fashion
ISBN: 9788579490514

Lançado em 1948, este romance de Ernesto Sabato (1911-2011) é um drama de cunho existencialista embutido numa narrativa policial. Começa com a confissão de um assassinato. O artista plástico Juan Pablo Castel revela ter matado María Iribarne, mulher por quem cultivava uma estranha obsessão. Castel tem sérios problemas para comunicar-se, tanto através de sua obra como socialmente – “túnel” do título é uma metáfora do seu isolamento. A obra foi responsável por projetar o escritor no exterior.

Sabato foi um dos mais importantes autores argentinos do século 20. Além da relevância literária, teve essencial atuação política após o fim do regime militar no país (1976-1983). Na ocasião, o escritor foi designado pelo então presidente da república, Raúl Alfonsín, para presidir a comissão que investigou os desaparecidos durante a ditadura. O resultado foi o histórico documento “Nunca Más”.

 

05 -contruidoouvidoriaConstruindo a ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas
Org.: José Roberto Rus Perez [et al]
Editora: UNICAMP
ISBN: 9788585783235

Este livro faz muito mais do que contribuir para a construção da Ouvidoria no país. Na verdade, os trabalhos de conclusão do curso “Aperfeiçoamento em Ouvidoria Pública e Privada no Brasil”, que o constituem, oferecem sólidos fundamentos para o soerguimento da cidadania ativa e, por conseguinte, para a consolidação da democracia participativa nesta terra onde, felizmente, ousa cantar o sabiá.

Além disso, “Construindo a Ouvidoria no Brasil: avanços e perspectivas” é também uma prova cabal de que a reconhecida excelência da Universidade Estadual de Campinas radica, de fato, na indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Por tudo isso e muito mais, o presente livro surge e já se estabelece como referência teórico-metodológica, ferramenta de gestão, aquisição evolutiva, enfim, como leitura obrigatória para todos os cidadãos realmente comprometidos com a efetividade do estado Democrático de Direito no Brasil.

 

06 - ouvidoriaOuvidoria brasileira: o cidadão e as Instituições
Org.: Edson Luiz Vismona e Adriana E. Alvim Barreiro
Editora: Associação Brasileira de Ouvidores – ABO
ISBN: 9788560939015

Este livro conta uma parte das histórias da Ouvidoria. Outras lutas virão, uma delas pelo fim da inércia do Parlamento brasileiro e pela aprovação da lei nacional de defesa do usuário do serviço público. Mas, uma coisa é certa. A cada aniversário, a ABO terá outras histórias de outras lutas a contar. Sempre em defesa do cidadão brasileiro.

 

07 - gradus1Curso básico de latim Gradus Secundus – 1
Autor: Paulo Rónai
Editora: Cultrix
ISBN: 9788531601033

Esta obra reúne um livro de leituras, uma gramática e um dicionário. O assunto das leituras é a história dos primeiros séculos de Roma e episódios da Mitologia. E há também anedotas, enigmas, quebra-cabeças e palavras cruzadas. Os exercícios que acompanham cada leitura têm o objetivo de ajudar a gravar os conhecimentos nela adquiridos; jogos de vocabulário, de declinação e de conjugação são outras práticas de recapitulação presentes.

 

08 - gradus2Curso básico de latim Gradus Secundus – 2
Autor: Paulo Rónai
Editora: Cultrix
ISBN: 9788531601033

A obra reúne o livro de leituras, a gramática e o dicionário, dispensando qualquer outro subsídio. As leituras não são frases sem nexo, amontoadas como mera exemplificação de regras gramaticais – são textos de sentido completo e conteúdo curioso. O assunto das leituras é a história dos primeiros séculos de Roma e episódios coloridos da Mitologia. E há também anedotas, enigmas, quebra-cabeças e até palavras cruzadas. Os exercícios que acompanham cada leitura ajudam a gravar os conhecimentos nela adquiridos; jogos de vocabulário, de declinação e de conjugação são outras práticas de recapitulação disfarçadas. Uma novidade que se aprenderá a apreciar pelo uso – um pequeno léxico português-latino com todas as palavras das versões. Ilustrações contribuem para tornar o livro mais agradável.

 

12- herejesHerejes
Autor: Leonardo Padura
Editora: Tusquets
ISBN: 9786074214666

En 1939, el barco S.S. Saint Louis, con novecientos judíos que lograron huir de Alemania, estuvo fondeado varios días frente al puerto de La Habana a la espera del permiso para los refugiados. El niño Daniel Kaminsky y su tío esperaron en el muelle a que desembarcaran sus familiares, confiados en que usaran ante los funcionarios el tesoro que portaban a escondidas: un pequeño lienzo de Rembrandt que perteneció a los Kaminsky desde el siglo XVII. Pero el plan fracasó y el barco regresó a Alemania, llevándose con él toda esperanza de reencuentro.
Muchos años después, en 2007, la noticia de que ese lienzo se subasta en Londres, provoca que el hijo de Daniel, Elías, decida viajar a La Habana desde Estados Unidos para aclarar qué sucedió realmente con el cuadro y su familia. Sólo alguien como el Conde puede ayudarle en la misión. Y en los encuentros y las conversaciones sabremos que Daniel decidió cambiar radicalmente de vida y que le atormentaba un crimen. También que ese cuadro, una imagen de Cristo, tuvo como modelo a otro judío, que en la Ámsterdam del siglo XVII rompió todas las convenciones de clase y de religión para trabajar en el taller de Rembrandt y aprender a pintar con el maestro.

 

13 - elhombreEl hombre que amaba a los perros
Autor: Leonardo Padura
Editora: Tusquets
ISBN: 9786074211146

En 2004, a la muerte de su mujer, Iván, aspirante a escritor y ahora responsable de un paupérrimo gabinete veterinario de La Habana, vuelve los ojos hacia un episodio de su vida, ocurrido en 1977, cuando conoció a un enigmático hombre que paseaba por la playa en compañía de dos hermosos galgos rusos. Tras varios encuentros, «el hombre que amaba a los perros» comenzó a hacerlo depositario de unas singulares confidencias que van centrándose en la figura del asesino de Trotski, Ramón Mercader. Gracias a esas confidencias, Iván puede reconstruir las trayectorias vitales de Liev Davídovich Bronstein, también llamado Trotski, y de Ramón Mercader, también conocido como Jacques Mornard, y cómo se convierten en víctima y verdugo de uno de los crímenes más reveladores del siglo xx. Desde el destierro impuesto por Stalin a Trotski en 1929, y desde la infancia de Mercader en la Barcelona burguesa, sus amores y peripecias durante la Guerra Civil, o más adelante en Moscú y París, las vidas de ambos se entrelazan hasta confluir en México. Ambas historias completan su sentido cuando sobre ellas proyecta Iván sus avatares vitales e intelectuales en la Cuba contemporánea y su destructiva relación con el hombre que amaba a los perros.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Acervo

Indicações de leitura

Publicado em 13/04/18

Periódicos de abril/ 2018

Publicado em 05/04/18

Periódicos de março/ 2018

Publicado em 08/03/18