Por Isabela Sobrosa
Pela primeira vez na história, as Olimpíadas são no Brasil. Ao mesmo tempo, acontece o nosso campeonato, o Interband. Esse espírito esportivo que os Jogos Olímpicos trazem deixa todos conectados aos esportes, tanto no conforto do sofá quanto nas agitadas arquibancadas, e, com certeza, torna o campeonato bandeirantino ainda mais especial.
Os brasileiros são conhecidos por sua incansável animação, característica que está muito presente em cada evento esportivo desta edição olímpica. Essa emoção também se mostra assiduamente nas partidas do InterBand, tanto para o time da casa quanto para o time visitante, e, sem dúvida, interfere muito na quadra. “A torcida levanta o time em momentos de tensão no jogo, faz os jogadores darem um esforço a mais quando preciso”, conta Artur Arouca, atleta do futsal. Além do incentivo, a arquibancada ajuda o atleta a não perder a cabeça, explica Daniela Sampaio, do basquetebol. “Quando estou nervosa ou brava porque estamos perdendo, a torcida dá uma força para eu não perder o foco nem desistir”, detalha a atleta.
Por outro lado, os gritos de incentivo para o time oponente podem comprometer a atenção e o desempenho dos atletas, como conta Sianna Baron, do basquetebol. “Às vezes, eu me sinto com a obrigação de provar para a torcida dos adversários que nosso time também é capaz de jogar muito bem, o que normalmente não dá certo, pois me deixa mais nervosa”, exemplifica.
O importante é que, no final da partida, a torcida sempre estará lá, seja na alegria ou na tristeza, para parabenizar o desempenho dos atletas.
Notícias