O problema de vazamento de petróleo não é uma questão muita antiga. A primeira convenção sobre contaminação por óleo data de 1954.
Em 2004 foi criado Plano de Prevenção, Respostas Rápidas e Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), é um projeto integrado entre governos, setor privado e representantes da indústria e da sociedade civil. Também está em fase de estudo e elaboração o Plano Nacional de Contingência para Derramamento de Óleo, que demanda a integração de várias instituições.
O acidente ambiental ocorrido no Golfo do México, em abril, se tornou uma oportunidade de mobilização política no Brasil para que um incidente similar não aconteça no País. Em audiência pública realizada hoje (25/5), na Câmara dos Deputados, em Brasília, parlamentares da bancada ambientalista, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e também do setor produtivo do petróleo, debateram sobre as condições e os avanços brasileiros para conter este tipo de desastre ambiental.
Fonte: CORRÊA, Carine. Vazamento de óleo no Golfo do México suscita discussão de prevenção no Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2010. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&idEstrutura=8&codigo=5822>. Acesso em: 26 maio 2010.