Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
#Congresso Internacional #sustentabilidade

Lucianne Leigue palestra sobre sustentabilidade em congresso internacional

Publicado em 06/08/2026 09:27

Os educadores do Colégio Bandeirantes são encorajados a seguir trajetórias de aprendizado constante, seja por meio de lançamentos de livros, publicações em universidades ou participações em congressos. A Dra. Lucianne Leigue, Professora de STEAM e Biotecnologia do Band, participou como palestrante do I Encuentro Internacional de Medio Ambiente y Sostenibilidad – REDEC 2026, sediado na Universidad San Francisco De Quito, nas Ilhas Galápagos, no Equador, entre os dias 16 e 18 de julho.

O evento reuniu pesquisadores, docentes, gestores e profissionais de diferentes países da América Latina para discutir os desafios da sustentabilidade e o papel da educação na construção de futuros mais resilientes e socialmente responsáveis. Na palestra intitulada “Educar para Transformar: El papel del currículo en la construcción de futuros sostenibles”, Lucianne apresentou uma reflexão sobre a importância das constantes atualizações do currículo na formação das competências necessárias para enfrentar problemas complexos do século XXI, como as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, a transição energética, o avanço da IA e as desigualdades socioambientais.

A apresentação destacou que a construção de futuros sustentáveis depende não apenas de avanços tecnológicos, mas também da formação de pessoas capazes de compreender sistemas complexos, colaborar entre diferentes áreas do conhecimento e tomar decisões responsáveis diante de cenários de incerteza. Nesse contexto, ela defendeu o desenvolvimento do pensamento sistêmico como uma competência essencial para profissionais e cidadãos que atuarão em um mundo cada vez mais interconectado.

Além da discussão conceitual, Lucianne compartilhou experiências desenvolvidas no Colégio que ilustram como esses princípios podem ser vivenciados na Educação Básica. Foram apresentadas disciplinas que utilizam Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL), a abordagem STEAM, as práticas interdisciplinares e as iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. 

Essas experiências demonstram como o currículo pode ir além da organização de conteúdos, tornando-se uma ferramenta para desenvolver autonomia, pensamento crítico, criatividade, colaboração, comunicação, protagonismo estudantil e a capacidade de analisar problemas reais sob diferentes perspectivas. Ao integrar diferentes áreas do conhecimento em torno de desafios contemporâneos, os estudantes são incentivados a construir soluções, dialogar com a comunidade e compreender a relação entre questões locais e desafios globais.

“Os futuros sustentáveis não serão construídos apenas por novas tecnologias, mas pelas pessoas que formamos hoje em nossas escolas”, comentou Lucianne. A participação da professora no congresso também reforça o caráter cosmopolita do Colégio e evidencia como práticas desenvolvidas na Educação Básica brasileira podem contribuir para o debate internacional sobre currículo, inovação educacional e sustentabilidade. “Desenvolver pensamento sistêmico, colaboração e responsabilidade é um dos maiores desafios — e também uma das maiores contribuições que a educação pode oferecer à sociedade”, finalizou.

Parabéns, Lu!

Notícias

Mais sobre Institucional

#Congresso Internacional, #sustentabilidade, 06/08/2026

Lucianne Leigue palestra sobre sustentabilidade em congresso internacional

#planejamento, #SemanaPedagógica, 30/07/2026

Educadores se reúnem para Semana Pedagógica

##ClubeDoLivro, ##Linguagens, 18/06/2026

Clube do Livro no Band