O projeto internacional dos 6.os e 7.os anos do Fund II do nível A1 de Espanhol, chamado “La rutina y la familia”, constituiu uma proposta nova com alunos de escolas rurais situadas na província de Buenos Aires, próximas à cidade de Azul, na Argentina.
A ideia surgiu a partir de uma viagem para a Argentina que as professoras de Espanhol Juliana e Nuria fizeram para representar o Band no 13.o encontro “El Quijote nos une”, no Festival Cervantino. Lá, além de apresentarem os trabalhos dos nossos alunos de 8.o ano, elas também visitaram algumas escolas rurais.
Com a ajuda da Associação Azul Solidario e das supervisoras da Educação Primária (autoridades educativas locais de Azul), as professoras puderam conhecer de perto essas escolas e estreitar vínculos com os educadores que trabalham na região. Ao entrarem em contato com essa realidade tão distinta e emocionante, elas se inspiraram para criar projetos.
Assim, Silvia Vampré, Coordenadora de Tecnologia Educacional, contribuiu para a criação de um Padlet, em que tanto nossos estudantes quanto alunos argentinos compartilham vídeos com o objetivo de trabalhar as diferentes realidades da vida no campo e na cidade. Nos vídeos, os alunos nos contam sua rotina, a dinâmica dentro de casa, além de comentar o cotidiano no ambiente urbano ou rural.
“É evidente que, para os nossos alunos, a questão do aprendizado da língua espanhola talvez seja o enfoque principal, mas sem deixar de lado o que um idioma carrega consigo, a história, a cultura e a identidade de um povo”, compartilhou Nuria.
Confira o link do projeto aqui.



