A Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se apresenta como um componente curricular que considera a pessoa em sua completude, em seus aspectos: afetivo, cognitivo, emocional e social.
A organização curricular envolve projetos e sequências didáticas, as quais estão relacionadas com as unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, de maneira equânime, para que os estudantes possam se manifestar corporalmente por diferentes meios: danças, esportes, ginásticas, jogos, brincadeiras e lutas.
Os projetos são interdisciplinares e construídos ao longo do processo de ensino-aprendizagem, que enfatizam elementos da cultura corporal do movimento e da cultura popular da infância.
Desde os primeiros anos, entende-se essencial que as crianças possam explorar as possibilidades corporais de maneira lúdica e segura. Por meio do movimento, os estudantes aprendem sobre seu corpo, exploram a criatividade e as diversas formas de ser e estar no mundo.
A diversidade de atividades trabalhadas acaba por ser fundamental para que a Educação Física seja um componente curricular que, além da atividade física, aborde temas como: cooperação, respeito e trabalho em equipe, valores essenciais para a vida.
Sendo assim, por meio das experiências corporais, projetos interdisciplinares e eixos temáticos diversos, são oportunizados ambientes de aprendizagem que servem como alicerce para que as crianças tenham, não apenas o sucesso acadêmico, mas também uma vida saudável e equilibrada.
Confira a galeria de imagens aqui.