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06/06/2024

Estratégias de manejo com crianças e adolescentes

#convivência positiva #formação

Estratégias de manejo com crianças e adolescentes

Publicado em 06/06/2024 13:37

A escola é um ambiente rico e propício para ações preventivas e promotoras de saúde emocional, para o desenvolvimento de competências e de habilidades socioemocionais.

Nesse sentido, a prevenção e a promoção em saúde emocional e o desenvolvimento de espaços para uma Convivência Positiva se nutrem com a formação e o desenvolvimento de habilidades não somente dos educadores, mas também, de profissionais que atuam diretamente com as crianças e os adolescentes. A formação de professores e funcionários da escola em temas relacionados à educação socioemocional, valores sociomorais, desenvolvimento da infância e da adolescência, é um dos eixos do trabalho da Convivência Positiva.

No mês de abril, a equipe de inspetores e ambulatório participaram de uma formação com Lúcia Costa, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental I e Convivência Positiva, sobre “Estratégias de manejo com crianças e adolescentes em desregulação emocional na escola”.

É de conhecimento que educadores e profissionais se deparam diariamente com um universo diverso de situações que exigem não apenas habilidades pedagógicas, mas também, a capacidade de administrar suas próprias emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no processo de interação e relação com os alunos. Saber identificar quando uma criança ou adolescente apresenta alteração no percurso das emoções, atuar de forma preventiva, assertiva e desenvolver estratégias para dar contorno à desregulação é fundamental!

Durante a formação, por meio de atividades que incluíram análise de filmes e discussões, os profissionais descobriram o que são as emoções e seu funcionamento no cérebro, bem como sobre desregulação emocional. A aprendizagem no manejo com crianças e adolescentes que apresentam emoções intensas e o conhecimento sobre fatores de risco e de proteção à saúde emocional são importantes para o desenvolvimento de recursos e estratégias funcionais e para o desenvolvimento de habilidades, como a escuta ativa e a comunicação assertiva, favorecendo um ambiente seguro e uma convivência saudável.

Foi um momento rico e de grandes aprendizados!

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