Com uma experiência real de voo, alunos do 6.o ano do Ensino Fundamental foram ao Ifly São Paulo para aprender na prática e com muita diversão sobre conceitos da sala de aula. Os cerca de 60 estudantes foram acompanhados pelas professoras de Ciências, Jéssica Dias, Mariana Lorenzin, Lívia Dorice e pelos estagiários, Henrique Pereira e Luísa Rodrigues.
A visita ao Ifly, espaço que simula condições reais de queda livre em um túnel de vento vertical, dialoga diretamente com os conhecimentos vistos durante o 4.o bimestre pelos alunos do 6.o ano como, por exemplo, o de massa, volume e empuxo. “Eles vivenciaram como os conceitos que aprenderam acontece na prática”, comentou a professora Jéssica.
Os alunos puderam experimentar também a sensação de um voo de paraquedas e aprenderam como as propriedades do ar devem ser levadas em conta para voar com sucesso. Além disso, também houve uma aula de STEM (Science, Technology, Engeneering and Maths) onde os alunos realizaram experimentos de paraquedismo a partir da metodologia PBL (Problems Based Learning), na qual um problema é exposto e os estudantes devem resolve-lo.
“Eles se divertiram muito, é uma experiência totalmente nova na qual o conhecimento está atrelado à diversão”, contou a professora Mariana.
As alunas do 6.o ano do Ensino Fundamental, Sofia Jayanthi e Beatriz Mayumi, garantem que a parte mais divertida foi experimentar o paraquedismo, mas não esquecem do que aprenderam por lá. “Estava muito animada para voar. Gostei de aprender sobre a estrutura do lugar que, com turbinas, permite que tudo aconteça”, contou Sofia.