Produzida tradicionalmente pelos alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental, a tabela periódica artística desse ano ganhou, além do já conhecido mural na entrada do Colégio, uma versão digital. Criada para o curso de Ciências, a tabela conta com desenhos e poemas inspirados em cada elemento químico.
Com a tabela disponível na internet, é possível enxergar de pertinho todos os desenhos e também conferir os poemas que, antes, não eram expostos para a leitura. Estabelecendo relações entre arte, poesia e Ciências, agora todos os alunos podem ter um acesso prático à essa divertida forma de enxergar a tabela periódica. “Com o site pude ter mais contato com alguns elementos que eu não conhecia além de poder ver todos os poemas produzidos”, contou a aluna Maria Luiza Lima.
Participaram do projeto os professores Renato Villar, de Física e STEAM, Elisabeth Pontes, de Química, Gabriel Steinicke, de Física e a Coordenadora de STEAM, Cristiana Mattos.
Como em todos os anos, os 118 elementos presentes na tabela foram divididos entre as turmas para que cada uma os estudasse detalhadamente. A partir das informações coletadas, foram criados o desenho e o poema. “Para a atividade, eles se apropriaram totalmente dos conceitos, propriedades e aplicações de cada elemento. Sem isso não seria possível fazer um desenho e um poema que dialogassem com cada átomo”, comentou o professor Renato Villar.
Confira a tabela aqui.