Quais anos do Ensino Fundamental I são oferecidos?
– Todos eles. Recebemos estudantes do 1º ao 5º ano.
As turmas têm quantos estudantes?
– Cada turma terá, em média, 24 estudantes.
Quais professores cada turma tem?
1º e 2º anos: uma professora polivalente, especialista em alfabetização, e uma professora assistente, já formada.
3º ao 5º ano: um professor polivalente e um assistente ainda em formação ou recém-formado.
Além dessa equipe, teremos os professores especialistas.
1º ao 3º ano: Inglês, Educação Física, Arte e Música.
4º ano: acrescentam-se os especialistas de Língua Portuguesa e Espanhol.
5º ano: compõe a equipe mais um especialista de Matemática.
Tudo isso ajuda a transição para o Fundamental II ser ainda mais tranquila.
Quais são os períodos das aulas? Quantas aulas são por semana?
Os períodos são manhã e tarde. As aulas são de 40 minutos cada e com dois intervalos entre elas. Totalizando 30 aulas semanais.
Dois intervalos? Como isso funciona?
Sabia que nas escolas finlandesas, consideradas referência em todo o mundo, as aulas já são divididas por dois intervalos? Um para alimentação e outro para descanso, descontração e brincadeiras. Aqui, no Band, também vai ser assim. Acreditamos que isso permite equilibrar os períodos de atividade e relaxamento, ajudando o estudante a aprender melhor e a se divertir mais.
Como é o material didático?
Nosso material didático é autoral e exclusivo do Band, que representa o nosso jeito de pensar o Fundamental I. Além de todo o conteúdo desenvolvido para os estudantes, a identidade visual foi pensada de acordo com a idade das crianças.
Como são as salas de aula? Os estudantes têm espaço para brincar?
As salas de aula são amplas, com 60 m². Um ótimo espaço para o desenvolvimento de propostas em grupos, em duplas, no chão e nas mesas. Por acreditarmos na potência do brincar, ele está presente em todos os espaços, sejam eles internos ou externos, como os parques, salas de Arte, Música, STEAM, entre outros. Ufa! Diversão não falta.
Os estudantes usam uniforme?
Sim. No Fund I, o uniforme é obrigatório por dois motivos: o primeiro é a segurança, claro; e o segundo é para que as roupas dos estudantes sejam preservadas, já que teremos atividades com canetinhas, tintas e outros materiais, que são muito importantes para a construção da aprendizagem. Deixar marcas desse percurso é esperado e prazeroso.
Do 1º ao 4º ano, o uniforme é completo. No 5º ano, começando uma fase de transição para o Fundamental II, apenas a camiseta e o agasalho são obrigatórios.
Como é o uso de tecnologia no ensino das crianças?
A tecnologia é um meio para a aprendizagem. Então, ela tem um propósito em seu uso. Claro que é importante que os estudantes aprendam a usar diversas ferramentas, fundamentais no mundo em que vivemos, mas também valorizamos muitos outros aspectos, como escrever, aprender, anotar, brincar, conviver, explorar e conhecer o próprio corpo.
Os estudantes têm lição de casa?
Sim, a lição de casa é importante na construção do conhecimento, pois coloca o estudante diante de desafios diversos e o incentiva a buscar soluções de forma autônoma, além de criar uma rotina de estudos.
Como é a interação com as famílias? Acontecem festas no colégio?
Para nós, escola e família estão juntas na formação do estudante e, por isso, estamos sempre em constante diálogo.
Além de encontros para o acompanhamento de aprendizagem e desempenho, também temos celebrações e propostas educativas em que a participação da família será fundamental.
Os estudantes têm agenda?
Do 1º ao 4º ano, eles têm agendas físicas. A partir do 5º ano, os estudantes passam a utilizar o tablet como material individual, usando agendas virtuais. Independente do formato, a agenda é de uso dos estudantes para sua organização pessoal.
Como é a comunicação dos professores com os familiares?
A comunicação entre professores e familiares é feita por meio de um aplicativo.
Como são feitas as avaliações?
Nos 1º e 2º anos, a avaliação é feita de maneira processual, por meio de conceitos. A cada trimestre, as professoras observam o desenvolvimento dos estudantes tendo atividades como um dos critérios avaliativos.
Do 3º ao 5º ano, os estudantes têm atividades avaliativas com notas previamente agendadas.
São oferecidas aulas de reforço ou apoio?
Como teremos dois educadores por turma, utilizamos propostas contínuas semanais chamadas de “Em foco”, momentos em que formamos grupos de estudantes para focalizar e potencializar conteúdos, procedimentos e habilidades que estão em desenvolvimento. Quando necessário, para os 4ºs e 5ºs anos oferecemos potencializações temáticas no período contrário. Esse modelo se aplica aos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Os estudantes podem usar a cantina ou praça de alimentação?
Temos uma praça de alimentação, que é utilizada por toda a comunidade do Band. Nossos estudantes são sempre acompanhados e orientados em suas escolhas, privilegiando uma alimentação saudável. Além disso, os estudantes podem trazer o lanche de casa.
Quando abre o processo de reserva de vagas?
Para informações sobre o processo de vagas, clique aqui.
Como funciona o processo de efetivação de matrícula?
Após a reserva de vaga com a entrega da documentação, os futuros estudantes e seus familiares são convidados para uma vivência no colégio. Nos meses seguintes, haverá uma entrevista de matrícula para conhecermos melhor o percurso escolar de cada estudante.