No mês de outubro, foi realizada a entrega de medalhas da Olimpíada Brasileira de Física de 2022 e da Olimpíada Brasileira de Astronomia de 2023 no Band.
A OBF, realizada pela Sociedade Brasileira de Física, é formada por três fases. A 1.a, composta por uma prova de múltipla escolha, foi realizada de forma remota no final de agosto de 2022. Os alunos que superaram a nota de corte foram classificados para a 2.a fase, que ocorreu no final de setembro de 2022 e teve como intuito a resolução de questões dissertativas.
Por fim, os estudantes classificados para a 3.a e última fase, já presencial, foram ao Instituto de Física da USP participar do desafio que foi composto por duas partes: a prova experimental e a prova teórica.
Nesta edição, o número de medalhas foi exemplar: 12, sendo elas três de prata, seis de bronze e três menções honrosas. Para o professor de Física Alberto Komoguchi esse número reflete toda a dedicação dos alunos. “Para a preparação para a OBF, ao longo de todo o ano, foram fornecidas aulas semanais de aprofundamento de física. Muitos dos alunos medalhistas participaram assiduamente das aulas, o que demonstrou o empenho e dedicação deles durante o ano inteiro”.
Além disso, houve também a premiação da OBA, uma prova realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira. Uma Olimpíada feita por alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e no exterior. Esse ano, 54 alunos do Band participaram do desafio e obtiveram resultados impressionantes.
A avaliação tem como objetivo impulsionar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências por meio de atividades lúdicas e desafios. Neste ano, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio puderam participar da 26ª edição da prova, realizada no dia 19 de maio, sob a coordenação dos professores Mariana Lorenzin, Renato Villar, Ricardo Almeida e Alexandre Magno. As aulas preparatórias para a olimpíada foram ministradas pela professora de Física e STEAM Fernanda Sodré e, ao final, foram conquistadas 33 medalhas, sendo 20 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze.