Os alunos do projeto Open City visitaram o espaço Inovateca, do Banco Itaú, na última quinta-feira (10/05). Na chegada, a turma se deparou com uma ambiente inusitado, bem diferente de um escritório tradicional: paredes de lousa branca, janelas hexagonais, baias, mesas e cadeiras removíveis. A atmosfera foi criada para inspirar funcionários na criação de produtos e atitudes inovadoras. “Basicamente tentamos deixar a experiência de entrar em uma agência, por exemplo, algo menos chato”, afirma Marcos Gianotti, gerente da área.
O espaço é todo elaborado através do Design Thinking, conceito que tem como base três pilares: a empatia com ideias, a colaboração da equipe e a experimentação. Rafaella Milani, aluna do primeiro colegial e integrante do Open City, disse que a explicação sobre o conceito já estava até no espaço físico “Você entra aqui e já pensa melhor!”. O Open City tem como objetivo inovar a cidade utilizando a tecnologia; é uma parceria do Bandeirantes com o MIT, a Universidade de Harvard e a BandTec.
Os estudantes foram divididos em pequenos grupos para um “brainstorm” sobre como melhorar o metrô da cidade de São Paulo, atividade realizada pelos próprios profissionais da Inovateca para trabalhar o valor do coletivo e afinidade de ideias. “Acho que ter uma experiência criativa concreta de tudo que viemos tendo em aula foi muito bom para “ligar os pontos”, acredita o estudante Davi Lemos.
Este ano é somente o segundo do projeto Open City. Os alunos já conheceram vários espaços inovadores e ligados à cidadania tais
como as redações do Catraca Livre e a ONG Cidade Escola Aprendiz; também receberam convidados inventores, como Luís Otávio Ribeiro, fundador do site Catarse, de “crowdfunding”. Passaram também por uma oficina de jornalismo, entendendo todo processo de criação de uma reportagem e assistiram ao filme “Quem se Importa?”, de Mara Mourão, sobre empreendedorismo social e suas transformações.
Os próximos encontros do Open City 2012 caminharão para a decisão de seu próprio projeto que será lançado no fim deste ano.