Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/07/2023

Veja como foi o MONU-EM 2023

#MONU-EM

Veja como foi o MONU-EM 2023

Publicado em 27/07/2023 14:31

Ocorreu a 45.a simulação do Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONU-EM) e, dessa vez, foi no 5.o andar da nossa torre nova.


Nesta edição, o tema “Justiça Climática” teve como foco a desigualdade global e as diferentes formas que a população mundial é afetada por meio de uma simulação da Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (UNFCCC). O desafio dos estudantes era pensar nas questões de mudanças climáticas e em possíveis soluções que também pudessem reduzir esse impacto sobre as populações mais vulneráveis do mundo enquanto negociavam se as grandes potências responsáveis pelas maiores emissões de carbono deveriam ser proporcionalmente responsabilizadas.


Os alunos tiveram diversos recursos pedagógicos que os preparam para a simulação. Com aulas dinâmicas e variadas, que abordavam desde as regras e conceitos mais fundamentais de simulações e das Relações Internacionais até a própria temática do meio ambiente e das desigualdades globais, e que contavam com atividades especiais de debates curtos (os chamados “mini-fóruns”).


“Os alunos se engajaram bastante nessa discussão que, apesar de muito comentada nas últimas décadas, segue sendo a grande emergência que precisamos nos preocupar para os próximos anos.”, relata o monitor do MONU-EM, Cassio Tales. “Mesmo tendo uma solução aparentemente óbvia, os estudantes sentiram na pele as dificuldades para emplacar medidas e soluções que fossem amplamente aceitas pelos países, já que os interesses são distintos.”.


Cassio também conta que, ao longo do curso, houve uma evolução por parte dos estudantes. “É nítido que eles cresceram e amadureceram vários anos em um único dia. Aprenderam com maestria como é feita a política de gente grande e estão cada vez mais preparados para encarar os problemas mundiais e se tornarem cidadãos globais”.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Ciências Humanas

#semana de humanidades, 04/11/2024

VIII Semana de Humanidades