Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/10/2022

Prêmio de Vídeo do Band

#premiação

Prêmio de Vídeo do Band

Publicado em 27/10/2022 14:57

Nas primeiras semanas do 3.o trimestre, as turmas de 9.o ano receberam uma surpresa nas aulas de Artes. Alguns grupos de trabalho responsáveis pelos vídeos publicados no final do 2.o trimestre foram premiados com a “estatueta” do Prêmio de Vídeo do Band: um adesivo com impressão de alta qualidade sobre uma base de brownies da Lex’Rock Bakery. Resultado de uma votação entre os próprios alunos depois da exibição dos vídeos, o prêmio foi dado aos grupos que apresentaram o melhor vídeo e o melhor pôster. A votação ocorre desde 2017, mas foi interrompida durante a pandemia pela impossibilidade de assistir os vídeos em aula. Com a retomada das aulas presenciais, a premiação voltou a acontecer.


A votação se deu em um esquema de ranking promovido pelo site mentimeter.com. Durante o dia de exibição dos curtas, os alunos votavam individualmente nas duas categorias. Porém, em vez de simplesmente votarem em um vídeo, eles organizavam os vídeos em um ranking do preferido ao que menos gostou e cada colocação rendia pontos. O vencedor seria o grupo com mais pontos. A iniciativa visava evitar os vícios de votação acontecidos em anos anteriores, onde cada equipe votava em seu próprio vídeo e as mais numerosas venciam.


Com o ranking, ainda que o grupo colocasse seu próprio vídeo em primeiro lugar, colocaria um outro em segundo, dando a ele mais pontos do que aos outros. O método apontava com mais fidelidade os vídeos e pôsteres preferidos da turma e trouxe resultados surpreendentes. Em algumas turmas, grupos raros de um único integrante venceram o melhor vídeo pelo empenho e qualidade atingidos, mostrando que a turma reconhecia o esforço de seu colega.


Porém nem tudo aconteceu como previsto. Em algumas turmas, os lobbies de última hora no dia da votação garantiram resultados inesperados. A discussão, no entanto, foi importante para o projeto, pois levou os alunos a considerarem o quão fidedignas são as premiações de Hollywood, como o Oscar e o Globo de Ouro, e o quanto elas podem ser influenciadas por conversas que ocorrem nos bastidores.


O Prêmio também tem evoluído ao longo dos anos. A edição inicial tentou ser fiel à estrutura do Oscar, com diversas categorias, mas teve baixa votação por ser muito complexa. Simplificar as categorias foi um passo importante para garantir a diversão e o aprendizado.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Artes

#Arquitetura, #Edifícil Copan, 13/06/2024

Alunos do 9.o ano participam de aula no Copan

#belas artes, #Espanhol, #exposição, 31/05/2023

Exposição de nossos alunos na Belas Artes

#Maria Bonomi, #obra, 08/02/2023

A Educação como “Propulsão” na obra de Maria Bonomi