Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
23/09/2022

Oficina da Arquitetura visita a CASACOR

#linguagem arquitetônica

Oficina da Arquitetura visita a CASACOR

Publicado em 23/09/2022 14:36

Após dois anos de isolamento, o curso de Oficina da Arquitetura do Band levou os alunos à CASACOR, considerada a principal mostra de arquitetura e design de interiores e paisagismo das Américas. Os períodos de lockdown, em que os dias pareciam iguais e as pessoas não saíam de casa, inspiraram os arquitetos da mostra a desenvolver espaços que disponibilizassem sustentação emocional, como lembranças, prazeres, proteção, estabilidade, tranquilidade e bem estar, dando forma ao conceito da mostra “Infinito Particular”.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço arquitetônico do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Com o tema “Infinito Particular”, a CASACOR soube encarar os desafios dos dois anos da pandemia de Covid-19, transformando nossa relação com o ambiente doméstico e com o mundo exterior. A exposição aborda não só as casas restauradoras e confortantes em período de isolamento, mas também as infinitas possibilidades criadas pela era hiperdigital.


Os estudantes compreenderam o conceito de “Infinito Particular” ao observar espaços que multiplicam funções, onde o cenário foi favorecido pelo acolhimento de ferramentas virtuais, como
e-commerce e aplicativos de delivery. “Por conta da pandemia, as casas transformaram-se em escritório, escola, creche, academia, cinema, restaurante, bar e atelier.”, conta o professor da Oficina da Arquitetura, Ivan Stancati.


O ser humano tem outros problemas de proporções gigantes, como mudanças climáticas, guerras, conflitos na política internacional, instabilidade financeira e desigualdade social e racial. Quando o mundo exterior apresenta desafios tão grandes, é comum buscar refúgio na vida doméstica, como Ivan explica. “As pessoas incorporaram um perfil caseiro e começaram a utilizar a tela do computador como um ambiente, um portal de acesso a reuniões de trabalho, aulas, consultas médicas, serviços financeiros,
happy hours e opções culturais. O espaço físico do lar adotou uma dimensão cultural.”.

A necessidade de se criarem espaços que possibilitem um apoio emocional foi muito acentuada durante a pandemia. É fundamental para a saúde mental de qualquer pessoa que haja um local para fugir das preocupações, aproveitar o presente e resgatar o equilíbrio. É importante que a casa possa cumprir esta função, ajudando a melhorar a tranquilidade emocional.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre LA do Band