No espírito do Setembro Amarelo, a Convivere Mais fez a live: “A Prevenção ao Suicídio deve ser prática diária”, na qual foi discutida a importância de um trabalho contínuo, feito durante todo o ano e não apenas no mês de setembro, para educar e prevenir cada vez mais os processos que podem levar ao ato. Além de Adriana Ramos, uma das responsáveis pela instituição e apresentadora do evento, a live teve participação da pós-doutora em Psicologia Karina Okajima Fukumitsu e da psicóloga e orientadora educacional da 3.a série do Band, Renata Lourenço.
“Participar da live foi muito especial. A Karina é uma profissional e uma pessoa muito querida no Band, pois esteve presente em momentos difíceis e contribuiu muito para lidarmos com situações de perda de uma maneira competente e amorosa. Estar com ela e ainda poder compartilhar minha experiência e meu trabalho é um privilégio para mim.”, conta Renata.
Durante o evento, a orientadora ressaltou que a saúde mental é um tema que precisa ser cada vez mais abordado, especialmente em um momento como o de pandemia, em que se perdeu grande parte do convívio social. Ela também cita o projeto CARE (Comissão de Apoio Racional e Emocional), um grupo de alunos voluntários que recebem preparo para fornecer ajuda e amparo a quem tiver problemas e não sentir segurança para falar sobre eles com outras pessoas, além de se reunir para organizar diversas ações e eventos para tratar do assunto da forma mais leve possível. “Os alunos voluntários atuam durante todo o ano, não só no Setembro Amarelo. O mês é apenas um período em que refletimos ainda mais sobre as questões de saúde mental.”.
Aproveitamos para lembrar novamente a quem estiver passando por problemas: você não está sozinho! Não hesite em buscar ajuda: estamos aqui para você!
Confira a live abaixo: