Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
#Beinprosone

Beinprosone: Empreendedorismo Social no Combate às Desigualdades Brasileiras

Publicado em 10/09/2021 13:40

No final de agosto, ocorreu a 7.a edição do Beinprosone (BE INnovative and PROduce SOmething New), um projeto em formato de hackathon (uma maratona em equipes para resolver problemas ou criar ideias) com o objetivo de estimular a criatividade e o protagonismo dos alunos de 1.a e 2.a série. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento ocorreu de maneira remota pelas plataformas Discord (utilizada para a comunicação dos grupos) e Zoom (onde ocorreram a abertura, as palestras e o encerramento).


“O tema escolhido este ano foi “Empreendedorismo Social no Combate às Desigualdades Brasileiras” e os projetos desenvolvidos deveriam se relacionar com isso. Para que os alunos pudessem ter uma maior base de informações e ideias, o Band desenvolveu a “Semana de Palestras do Beinprosone”, que também inaugurou uma parceria entre o Colégio e o IBMEC (
Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), que disponibilizou alunos da instituição para auxiliarem os participantes.”, conta o coordenador de Ciências da Natureza e Química, Ricardo Almeida. Foram feitas três palestras: “Empresas do Futuro”, com o coordenador do HUB’s IBMEC, Edson Machado; “Mesmo mundo, novas ênfases: o bem-viver nas ambiências pandêmicas”, com o pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e  coordenador do Gacint, Alberto Pfeifer; “Valores da Sociedade Civil e Impacto Social”, com o coordenador do curso de Ciências Econômicas do IBMEC, Rodrigo Araújo.  

36 alunos participaram do Beinprosone e, ao final do período de trabalho, haviam sido elaborados seis projetos, que foram, então, apresentados a uma banca de jurados composta por alguns dos professores do Band: Luisa Santos, Pedro Paulo Coelho, Franco Ramunno, Sofia Cesco, Carol Oreb e Renato Villar. Por fim, após as votações do júri e dos coordenadores (Daphine Macedo, Luigi Enrico, Matias Asquino, Jorge Conde e Beatriz Coelho, todos alunos do Ensino Médio do Colégio), os grupos receberam prêmios de diversas categorias: Realidade (projeto mais viável); Mundo Verde (projeto mais sustentável); Beinprosone (projeto mais inovador); Acessibilidade (projeto que oferece mais inclusão); Bandeirantes (projeto com maior conscientização); TED (projeto com melhor apresentação); Google (projeto que melhor utilizou informações) e Zoom (projeto com melhor trabalho em grupo).

“Os projetos dos alunos foram formatados com o objetivo de melhorar a sociedade brasileira e focados, especialmente, em educação e tecnologia, além do protagonismo do jovem, que é justamente o mais importante durante o processo de criação.”, explica Almeida, muito satisfeito com os resultados dos projetos.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre O aluno Band

#bixos, #bixos; aprovados; comemoração; vestibular, 22/03/2024

BIXOS no Band

#bandinvest, 12/03/2024

BandInvest: Thiago Alonso de Oliveira

#encerramento, 21/11/2023

Encerramento do 9.o ano 2023