A Assistente de Ensino de STEM Mayara Santos apresentou, pela UNICAMP, sua tese de doutorado em Ciências, cujo título é “A Química na Boca”. O trabalho aborda conceitos químicos divididos em unidades didáticas e sua aceitação entre os alunos, entre os quais as interações intermoleculares envolvidas no sabor doce, estrutura química das cáries e equilíbrio químico e polímeros nos dentes e a química envolvida na restauração dentária.
Mayara, em seu trabalho, produziu materiais didáticos temáticos alternativos em forma de texto, que não apenas apresentam a matéria mas também a contextualizam, fazendo correlações com vivências do cotidiano. Esses materiais seriam usados como complemento nas aulas de Química, de forma que o entendimento possa ser maior, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Além disso, os textos ainda abordam mais etapas de cada processo químico e corrigem erros comumente vistos em outros livros escolares.
Para a produção dos conteúdos, foi escolhida a temática da Química na Boca. Mayara escreveu três unidades didáticas sobre o tema, sendo elas “O Sabor Doce e as Interações Intermoleculares”; “A Química das Cáries: Introdução ao Conceito de Equilíbrio Químico” e “Polímeros nos Dentes: A Química da Restauração Dentária”. Dessas, foram aplicadas em sala de aula apenas a primeira e a segunda, em que Mayara buscou explicar como se dá o fenômeno de recepção do sabor doce e destrinchar todos os processos que estão por trás disso profundamente, além de apresentar o conceito de equilíbrio químico, muitas vezes abordado equivocadamente.
“Achei que os resultados foram promissores e bastante curiosos, especialmente na primeira unidade didática. Percebi que os alunos conseguiram associar interações intermoleculares com o cotidiano. Perguntei, em uma prova, o que eles entendiam por esse conceito e as respostas foram bastante satisfatórias. A explicação dos alunos demonstrou que eles realmente compreenderam o fenômeno, indo além da exemplificação. A pesquisa ainda está muito aberta para escrever outros materiais e aplicá-los em outros contextos. Ainda tem muito a ser explorado.”.