Dois coordenadores do Band tiveram uma participação no recém-publicado livro Steam em sala de aula – a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação Básica, de Lílian Bacich e Leandro Holanda. Régis Lima, de Artes, e Mariana Lorenzin, de Ciências, STEM e STEAM, escreveram, cada um, um capítulo da obra. O livro é um convite para que professores de diversas áreas possam refletir e compreender melhor a abordagem STEAM.
O coordenador Régis escreveu o sétimo capítulo, chamado “O papel das artes e do design no STEAM”. Já a coordenadora Mariana escreveu o décimo, chamado “Formação de professores – vencendo os desafios de implementação do STEAM”. No trecho, Mariana conta sobre a importância e a necessidade de reorganizar o ensino de ciências e comenta sobre as tensões e contradições que aparecem no processo de reajuste curricular.
“O STEAM não pode surgir como algo importado e pronto. Ele precisa ser adaptado às diversas realidades. Além de conhecer outras experiências, estudar o STEAM traz elementos importantes para que a renovação do ensino de ciências seja feita, pois está claro que não dá para tratar de ciências apenas transmitindo um conhecimento considerado pronto e acabado”, explica ela.
O livro pode ser encontrado aqui.