Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
01/04/2020

100% online: Ciências/STEM/STEAM

#100% online #ciências #Educador Digital #steam #STEM

100% online: Ciências/STEM/STEAM

Publicado em 01/04/2020 14:59

Em disciplinas práticas como Ciências, STEM e STEAM, trabalhar a distância é um desafio. Mesmo assim, os professores do Band estão desenvolvendo estratégias para que os alunos pratiquem e exercitem a criatividade em casa. 


​Na disciplina de Ciências, os professores estão utilizando videoaulas, exercícios e quizzes para apresentar e discutir, com os alunos, os conteúdos. Para engajá-los, a equipe tem diversificado os métodos: aulas explicativas, exercícios de interpretação de texto, entre outros. Além disso, há disponível um plantão de dúvidas com horário marcado que ocorre de forma síncrona com professores e alunos.

​Para o próximo bimestre, a equipe já está elaborando atividades que os alunos possam fazer em casa e postar a foto do resultado final no Moodle, além de discussões em fóruns, incentivando a interação entre os estudantes e professores.

​Em STEM, disciplina do 9.o ano, as atividades foram adaptadas para o online utilizando também estratégias diversas, recursos como simuladores e encontros síncronos para fazer pequenos projetos. Os professores, por exemplo, gravam vídeos com experimentos e disponibilizam na plataforma Moodle. Há também plantões de dúvidas e fóruns de discussão. No próximo bimestre, os alunos vão dar início ao projeto da tabela periódica, em que vão estudar as propriedades e ilustrar, de forma artística, os elementos.

​Já em STEAM, disciplina do Ensino Médio, cada série está trabalhando de uma maneira.  Após uma pausa para o encerramento do período, a 1.a e a 2.a série darão continuidade às aulas de STEAM no 2.o bimestre. A equipe da 3.a série trabalhou, neste período a distância, elaborando e aplicando questionários que ajudarão os alunos no desenvolvimento de seus projetos. Para todas as séries, o próximo bimestre será um período de desenvolver embasamento teórico, métodos e estudo que serão postos em prática nos projetos quando as aulas voltarem a ser presenciais. 

​Para Mariana Lorenzin, coordenadora dessas disciplinas, o período é um desafio para sua equipe, mas os professores estão fazendo um ótimo trabalho ao desenvolver soluções interativas e completas: “Esta é uma equipe que está super empenhada em adaptar para o online. Estamos aprendendo muito com essa nova forma. A gente vê uma série de ganhos que queremos levar para o presencial.”​

Notícias

Mais sobre #digiBand

#Língua Portuguesa, #Tecnologia Educacional, 19/09/2024

“Fonologia de papel”: uma parceria entre Tecnologia Educacional e Português

#cidadania digital, #Tecnologia Educacional, 12/08/2024

Projeto Cidadania Digital