A Coordenadora de Ciências e STEAM, Mariana Lorenzin, concluiu seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Com a dissertação “Sistemas de atividades, tensões e transformações em movimento na construção de um currículo orientado pela abordagem STEAM”, ela conduziu uma pesquisa no Colégio.
Em 2015, quando o Band começou o planejamento para a mudança em seu currículo (escolar), integrando as áreas e transacionando para a abordagem STEAM, Mariana coletou dados com diretores, coordenadores e professores do Colégio. A transformação ocorreu na escola em todos esses níveis e ela queria levantar os principais conflitos e tensões que apareceram, com foco na superação destes e transformações decorrentes.
Novas formas e ferramentas de gestão escolar, o planejamento colaborativo entre professores de áreas diferentes, mudanças importantes nos papéis de professor e aluno, assim como no processo de ensino e de aprendizagem, foram alguns dos atributos resultantes da pesquisa.
A ideia da proposta de uma abordagem por projetos, como o STEAM, segundo Mariana, é, entre alguns fatores, proporcionar ao aluno uma experiência mais próxima ao que ele vai encontrar fora da escola. “Queremos saber o que o mundo de incertezas e rapidez pede dos nossos estudantes e como nós podemos garantir que a sua formação o prepare para tal realidade. Muitas coisas mudaram nesse processo e eu quis pesquisar mais a fundo essas transformações no meu mestrado. ”, contou Mariana.
No dia da defesa da tese, vários colaboradores do Band foram prestigiar a coordenadora. “Eu estava muito nervosa, confesso, mas ter os meus colegas de trabalho por lá ajudou muito. Foi um momento muito feliz e gratificante. ”, concluiu Mariana.