Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
14/05/2019

O Band na FEBRACE

#ciências #engenharia #FEBRACE

O Band na FEBRACE

Publicado em 14/05/2019 11:00

A coordenadora de Ciências e STEAM do Band, Mariana Lorenzin, foi convidada a abrir um dos prêmios da 17.a edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Falando sobre o STEM (Science, Technology, Engeneering and Maths), ela iniciou o promovido pela Samsung: Respostas para o amanhã.


A FEBRACE é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista. Através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico nas diferentes áreas das ciências e engenharia, o evento assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica.  Todo ano, é realizada uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo.

Os principais objetivos da feira são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os participantes e criar uma oportunidade para jovens brasileiros entrarem em contato com diferentes culturas e estarem próximos de reconhecidos cientistas.

Nesse ano, um dos prêmios do evento, “Respostas para o amanhã”, adotou uma nova abordagem para o ensino de Ciências, o STEM. A premiação busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. “O prêmio envolve as ciências da natureza e pediu, esse ano, a abordagem do STEM para os projetos. Eu fui lá falar sobre o desenvolvimento desse método, que já faz parte do Band desde 2018. ”, contou Mariana.

A abordagem STEM parte de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa técnica, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta.

Em 2019, os projetos desenvolvidos pelas equipes deveriam enfatizar o ensino desses campos do conhecimento para diagnosticar demandas reais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Formação

#conferência, #Congresso Internacional, 02/08/2024

Professor Olavo de Amorim participa de congresso do Canadá

#formação, 03/06/2024

Professor defende tese de doutorado