Esse ano, o STEAM estabeleceu uma parceria com o Insper na concepção do curso da 3.a série do Ensino Médio, visando preparar melhor o aluno para a realidade do ensino superior.
A consultoria do Instituto atuou, principalmente, com a participação da Diretora de Graduação Carolina da Costa. Formada no Band, ela é, também, co-fundadora do centro de liderança e inovação do Insper e teve muito a agregar no alinhamento da proposta do curso.
“A pergunta que fizemos no início da parceria foi: o que é desejável que um aluno do Band saiba ao chegar na faculdade? ”, contou a coordenadora de Ciências e STEAM, Mariana Lorenzin. A ideia foi aproximar as propostas do Ensino Médio e Superior para a aplicação de ferramentas e métodos ativos no trabalho por projetos, que permitam que o aluno desenvolva habilidades aplicáveis na faculdade.
Assim, a temática do curso da 3.a série são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e a trilha percorrida pelos alunos para o desenvolvimento de seus projetos é guiada pelo Design Thinking.
“Alinhamos a abordagem e as ferramentas do Design Thinking ao STEAM. Espera-se que o aluno chegue com mais bagagem na faculdade e possa usar tranquilamente os conhecimentos aprendidos na escola”, concluiu Mariana.
Para a aplicação da proposta, os educadores do Colégio participaram de formação no Instituto pelo professor de engenharia, Marcelo Hashimoto, também formado no Band.