Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
27/02/2019

As Equipes de Ajuda começam os trabalhos para o ano de 2019

#alunos #equipe de ajuda #treinamentos

As Equipes de Ajuda começam os trabalhos para o ano de 2019

Publicado em 27/02/2019 13:09

Desde 2016, o Band trabalha com “Equipes de Ajuda” dentro do Colégio. Trata-se de um grupo de alunos que atua no ambiente escolar, contribuindo para que a convivência entre colegas seja mais positiva.

Os estudantes são eleitos por seus colegas de classe. Existem treinamentos, reuniões de formação e constantes acompanhamentos da orientação educacional com os alunos.

Hoje, no Band, temos 72 alunos que têm preparo e atuam no Ensino Fundamental. Por meio de estratégias cooperativas e colaborativas, eles ajudam na identificação e resolução de conflitos. A ideia, segundo a Orientadora de Projetos, Marina Schwarz, é que o cuidado seja feito de par para par. Ou seja, os alunos confiam e se abrem com outros colegas. Dessa forma, o estudante é protagonista na convivência.

O grupo continuará atuando nesse ano, acrescido de outros participantes que serão eleitos nas turmas novas. As Equipes foram retomadas e apresentadas à sua nova orientadora educacional, pois cada ano do Fundamental tem a sua. “O foco nesse 1.o bimestre é integrar, acolher e receber os alunos novos. Entendendo e ajudando em alguma angústia ou dúvida que eles possam ter”, contou Marina.

Além disso, para o novo ano, a ideia é fazer com que as reuniões das Equipes de Ajuda sejam mais frequentes e longas. “Os alunos têm muitas ideias, mas nem sempre elas viram ações por falta de tempo. O intuito dessa mudança é fortalecer os projetos e campanhas que nós fazemos”, conclui.

Para Marina, nas escolas em que essa prática já existe, foi observado que os benefícios são para todos: tanto para quem desempenha essa tarefa, quanto para quem é diretamente beneficiado por ela. Aos primeiros, porque seus amigos depositam neles confiança por serem capazes de proporcionar apoio e, aos últimos, porque têm ajuda para resolver suas dificuldades.

Notícias

Mais sobre Convivência

#BandAntirracismo, 17/04/2024

Newsletter do BandAntirracismo

#convivência, #convivência positiva, 11/04/2024

Convivência Positiva:
Os mistérios do jardim

#BandAntirracismo, #equipe de ajuda, #formação, 02/04/2024

Formação da Equipe de Ajuda em parceria com o BandAntirracismo