Com apenas dezessete anos e cursando o 3º ano de Exatas do Band, o aluno Lawrence Lin Murata criou a ONG Universal Artists, que estimula a produção artística como forma de conscientização e financiamento de projetos sociais . A organização não-governamental já conta com mais de 600 membros do mundo inteiro, e um grupo de vinte pessoas voluntárias, que administram o site e as ações.
A ideia nasceu quando logo após o terremoto que aconteceu no Haiti, em 2010, que resultou em mais de trezentos mil mortos. Após a tragédia, Lawrence divulgou dados sobre o desastre e buscou arrecadar e doar recursos ao país, por meio de obras artísticas que ele mesmo fez. No ano seguinte, ele formalizou a ONG, juntamente com fundadores dos Estados Unidos, Canadá e Japão.
“No momento a ONG está somente no meio virtual, pelo site e pelo Facebook. Mas estou querendo envolver mais o Band e incentivar meus colegas a participares da arte engajada.” explicou.
A Universal Artists realiza concursos de arte, no qual artistas se inscrevem e desenvolvem projetos que rendem verba a projetos sociais. “O primeiro concurso foi sobre o aquecimento global. Recebemos trabalhos muito legais; o ganhador foi um americano que fotografou uma mulher representando a mãe natureza”, contou. “A gente escolhe um tema relacionado a algum problema social ou ambiental e, por meio dele, estimulamos uma abordagem criativa para a conscientização ou mesmo arrecadação de fundos ”, concluiu.
Para saber mais, acesse o site da ONG ou a página no Facebook clicando aqui.
Notícias