Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
11/07/2013

Conectando a Bioquímica

#atividade #Biologia #interdisciplinar #laboratório #química

Conectando a Bioquímica

Publicado em 11/07/2013 15:28

A interdisciplinaridade tem benefícios multifacetados: se por um lado abre portas para o aprendizado de conceitos inéditos, por outro pode facilitar o aprendizado dos conceitos tradicionais de cada matéria envolvida. A Bioquímica, trabalhada nas disciplinas de Química e Biologia, requer prática e esforço de ambas para sua total compreensão.

Por isso, a equipe do Laboratório de Biologia, composta pelos professores Cristiana Mattos, João Régis, Lúcia Soares e Carolina L’Abbate, em conjunto com as professoras de Química Orgânica dos 3.os anos, Vanderiza Rodrigues e Elisabeth Zink, organizaram uma atividade que possibilitou uma ponte entre as duas disciplinas e a melhor compreensão dos conceitos específicos a cada uma.
“Durante o primeiro e o segundo bimestre no Laboratório de Biologia os estudantes aprendem o metabolismo enérgico e os processos metabólicos nele envolvidos; o assunto costuma ser bem complicado, por ser puramente bioquímico” explica a professora Carolina. Para compreenderem o processo da chamada “fase escura” da fotossíntese, os alunos utilizaram o AtomLig, material originalmente voltado para a disciplina de Química em sala de aula, que possibilita a montagem de modelos de moléculas de plástico. “Percebemos que usando o AtomLig os alunos interagiam muito mais e acabavam recebendo e compreendendo a matéria de um jeito muito mais positivo”, comentou.

Ao mesmo tempo que utilizavam o AtomLig no Laboratório, os alunos também o utilizavam em sala de aula para Química; essa simultaneidade de metodologias permitiu a criação de uma ponte entre as duas disciplinas, construída por iniciativa dos próprios alunos. “A proximidade das atividades fez com que os alunos reconhecessem uma matéria entre si  e trouxessem o conteúdo de uma para ser aplicado na outra” comenta a professora Vanderiza.
Nos laboratórios, os alunos souberam compreender o conteúdo apresentado e ainda complementá-lo com conceitos químicos, como explica Carolina: “Acabou sendo interessante até pros próprios professores, porque ao mesmo tempo que eles aprendiam o processo da fotossíntese, eu, por exemplo, aprofundava outros conceitos de química” .

Notícias

Mais sobre Ciências da Natureza

#motores a combustão; instituto de tecnologia mauá; carrinho, 30/11/2017

Band e Mauá: motores a combustão

#biologia; pesquisa; pesquisadores; Unifesp, 19/07/2017

Como funciona a pesquisa no campo da Biologia?

#Jogo de Biologia; Sequência didática;, 03/05/2017

Biologia estimula trabalho em grupo