“A soma do quadrado das medidas dos catetos é igual ao quadrado da medida da hipotenusa”. “O volume de um cilindro é igual à área da base vezes sua altura”. Os alunos do 9º ano do Band não só conhecem essas fórmulas, como entendem o raciocínio do qual elas resultam e trabalham de forma concreta com os conceitos da matemática.
Nas aulas semanais de Laboratório de Matemática ministradas pela professora Inês Vilhena e o professor Irineu Franco Jr., temas como álgebra, sólidos geométricos, funções e fractais são trabalhados com a utilização de softwares de computador para visualização em 3 dimensões, materiais como o jogo tangram, entre outros. Os alunos são estimulados a utilizarem o raciocínio lógico e a verificarem o uso da matemática na vida cotidiana em diversos contextos. Fazem trabalhos artísticos utilizando sólidos geométricos, aprendem a medir volumes de embalagens de produtos, entendem como a natureza pode ser decifrada pela geometria não-Euclidiana.
“Muitas vezes, o aluno é apresentado a um tema no laboratório e continua a pesquisar sobre ele de maneira autônoma”, conta o coordenador do curso, Mário Abbondati. Os estudantes também tem a oportunidade de dividir conhecimentos e somar habilidades “Como as aulas acontecem em dupla, as competências dos alunos se complementam”, afirma o professor Irineu Franco Jr.
Veja as fotos dos trabalhos desenvolvidos durante o ano clicando aqui.
Notícias