Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
29/02/2008

Ferramentas do Google para a Educação

Ferramentas do Google para a Educação

Publicado em 29/02/2008 12:14

Google Apps Education (https://www.google.com/a/edu/)
Conjunto de ferramentas disponíveis gratuitamente pelo Google, fáceis de usar para organizar e facilitar a vida da comunidade escolar, e que conta ainda com equipe de suporte, em diversas línguas (inglês e espanhol, com certeza).
Oferece as seguintes possibilidades:
Gmail: e-mail (6448088GB) que pode ser utilizado para troca de informações entre os professores envolvidos em uma atividade, para o professor se comunicar com os alunos de uma turma ou de um projeto, para enviar comentários e sugestões aos alunos e para receber trabalhos. Oferece ferramentas que facilitam pesquisa.
Google Talk: professores podem mandar mensagens instantâneas ou de voz para os alunos/professores envolvidos em um projeto e podem confirmar que uma determinada atividade vai ocorrer, evitando atrasos na produção de materiais.
Google Agenda: facilita a organização da agenda de entrega de materiais (escalonamento) e de reuniões para os participantes e/ou professores de um projeto longo.
Google Documentos (Docs): ajuda a criar um documento pelos alunos ou por professores (provas), que pode ser compartilhado. Várias pessoas colaboram na elaboração do material, em tempo real.
Page Creator (em inglês): facilita a produção e publicação de páginas na rede, que podem ser o resultado de um projeto realizado pelos alunos ou por professores.
Google Docs (http://docs.google.com)
Para trabalhar com o Google Docs, você só precisa entrar na página com seu e-mail e senha cadastrados no Google.
Assim que você entra no programa, ele já te oferece várias possibilidades de ação: criar um novo arquivo, colaborar em arquivos já existentes, etc.. É só acionar a escolha nas barras superior ou lateral.
Se você optar por criar um arquivo novo, basta clicar na barra superior e sair escrevendo.
Editar, inserir ou revisar é muito fácil: é só acompanhar as barras de opções, que são claras, objetivas e lógicas.
Com o texto pronto, na hora de gravar, você pode exportá-lo para vários outros programas: html, rtf, doc, pdf, etc..
Para compartilhar um arquivo, você deve marcar o nome do arquivo na listagem de seus arquivos (esta lista aparece quando você abre o Google Docs) como sendo um documento compartilhado. Imediatamente uma janela se abre para você convidar o colaborador, preenchendo os campos com as informações pedidas.
Se você já é um colaborador, é só selecionar o arquivo com o qual você queira trabalhar e sair fazendo as modificações.
Caso haja alguma dúvida, o sistema de ajuda oferecido pelo programa é direto e de fácil entendimento.
Já Testamos!

Nós, professoras de Química do 1.o ano, já estamos trabalhando com o Google Docs para a produção compartilhada de materiais para os nossos alunos, agilizando o nosso trabalho.
Além da facilidade de trabalhar com esta ferramenta, ela é segura: a produção de materiais só pode ser acessada e compartilhada pelos colaboradores definidos por login e senha do Google!!!!!
Teoricamente, os documentos produzidos vão ficar arquivados no servidor do Google indefinidamente, mas se você preferir pode recuperar qualquer um dos seus arquivos, a qualquer momento, e apagá-lo deste servidor!

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Aperfeiçoamento

14/03/2008

TOUFEE

07/03/2008

Orkut