Esse vídeo foi produzido pelos departamentos de Educação Física e de Tecnologia do Band, para que todos os professores do colégio possam participar ativamente do desafio de aumentar, ao máximo, o número de pessoas ativas no Band em 28 de maio.
Desse modo, contabilizar um número maior de pessoas fazendo atividades físicas para a cidade de São Paulo no Dia do Desafio.
O que é o Dia do Desafio?
É uma competição amigável entre cidades objetivando despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas na população, diminuindo as doenças geradas pelo sedentarismo.
Um Pouco De História
Criado em uma cidade canadense em 1983, durante um rigoroso inverno, onde o prefeito convida a população a sair de casa às 15 horas da ultima quarta-feira de maio e caminhar durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A partir daí, muitas cidades se juntaram à causa e se instaurou uma competição amistosa entre as participantes. A cidade que conseguisse mobilizar uma porcentagem maior de moradores seria a vencedora do desafio.
O Brasil começa a participar no Dia do Desafio em 1995 e o Sesc é quem contabiliza, desde então, a porcentagem da população ativa.
Desde 1999 o Band vem sendo parceiro desta campanha que promove o bem estar por meio da pratica esportiva. E, assim, se torna um grande aliado para a contagem de pessoas ativas na cidade de São Paulo.
Em 2000, o Band realiza uma aula aberta de ginástica para toda a comunidade bandeirantina.
Só em 2003, o Brasil redigiu o projeto de lei n. 1300, do Congresso Nacional, decretando a instituição do Dia Nacional do Desafio, para incentivar a prática diária de atividade física ou esportiva.
Em 2014, mais uma vez o Dia do Desafio se insere na Campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas, estabelecendo uma meta até 2016, período em que sediaremos os maiores eventos esportivos do mundo: a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Agora em 2014 a cidade de São Paulo está competindo com Curitiba.