Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar

Basquete promove intercâmbio cultural entre americanos e brasileiros

Publicado em 11/08/2014 22:41

Por Alexia Finkelstein, Amanda Caam, Beatriz Girardi Langella e Carolina Casali
Nesta segunda (11), o Colégio Bandeirantes teve o prazer de receber o time de basquete Magic, da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Em uma partida amistosa que promoveu o intercâmbio tanto esportivo quando cultural, o Magic enfrentou a equipe de basquete masculino juvenil do Band.
image-8
O time americano, que já está na sua quarta visita anual consecutiva ao colégio, faz parte de um projeto criado pela NBA que visa expor para os jogadores diferentes culturas e formas de jogar, principalmente porque muitos deles pretendem conseguir bolsas de estudos com o esporte. Soma-se a isso o fato de o Brasil ser um país onde o basquete vem crescendo, portanto essa experiência também ajuda a promover o esporte que é tão popular entre os americanos.
Para os alunos do Bandeirantes, apesar da derrota, o jogo foi muito positivo. A partida revelou que a equipe apresenta bons níveis técnicos, já que jogou de forma equilibrada contra um time que tem treinamentos muito mais rígidos.
É importante destacar que há também uma forte troca cultural entre os jogadores americanos e brasileiros. Após se conhecerem, os estudantes mantêm a amizade trocando correspondências por e-mail ou as tradicionais mensagens no Whatsapp. Por isso, pode-se dizer que o evento não se restringe apenas à partida. Em outras palavras, “as pessoas acabam se unindo pelo jogo, que é uma atividade que acaba fazendo outras coisas maiores acontecerem”, explicou o professor do Bandeirantes, Paulo Godoi.
Finalmente, fica claro que esta simples visita, que dura menos de um dia, apresenta um grande impacto na vida dos jogadores. Para os americanos é uma oportunidade de conhecerem novas culturas e técnicas, além de potencializar suas chances de conquistar uma bolsa universitária por meio do basquete. Já os jogadores bandeirantinos se sentem mais confiantes quanto ao esporte ao mesmo tempo em que conhecem pessoas que moram em outro país.

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Blog_InterBand

06/08/2018

Começou o InterBand 2018

#InterBand, #Resultados online, 05/09/2017

InterBand 2017: Resultados

#interband; loband; esporte; competição, 01/08/2017

InterBand 2017: tudo o que você precisa saber