O saldo da Olimpíada de Química do estado de São Paulo foi, mais uma vez, muito positivo para o Bandeirantes. Os estudantes medalhistas foram Diego Zancaneli (2º Ano – Bronze), Lucca Blois (3º Ano – Prata) e Mateus Tubone (3º Ano – Prata).
No Bandeirantes, o processo preparatório para a competição começa no segundo ano, com um curso específico com cerca de 15 alunos. “Para uma atenção personalizada, podemos escolher dois alunos por série para participar. Então, a seleção interna que fizemos foi bem intensa.”, comentou a professora de Química Lilian Siqueira.
O tema abordado este ano foi a utilização da luz na Química. Os participantes se prepararam especialmente por meio de aulas experimentais nos laboratórios de Química, ministradas pelos professores Lilian e Fábio Siqueira. “Sem o apoio e dedicação dos professores, realizar essa prova não seria possível”, destacou o medalhista Diego Zancaneli.
A primeira fase da Olimpíada exigiu que os alunos exercitassem suas habilidades de criatividade e escrita por meio de uma redação que envolvesse o tema. “Foi uma experiência bastante interessante, pois tive que estudar mais profundamente alguns tópicos da Química para criar uma história boa”, pontuou Diego.
Já no dia da fase final, realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), os alunos presenciaram professores do Instituto de Química realizando experimentos relacionados ao tema da prova e, logo em seguida, responderam a um questionário. “Todos os medalhistas serão inscritos pelo estado de São Paulo para participaram da etapa Brasileira. Ou seja, o mais interessante é que esses alunos não representam só o Bandeirantes, mas todo o estado”, completou a professora.