No dia 29 de agosto, George Beers, e Sylvia Franceware, vieram ao Bandeirantes falar sobre Foothill Community College, e a Universidade da Califórnia Irvine. Os Community Colleges são uma opção alternativa mais barata, mas sem perder qualidade, de estudar nos Estados Unidos.
George Beers, do Foothill College, na Califórnia, esclareceu como é o processo de seleção, alternativo ao comum das universidades americanas, mostrou como é o campus e ainda exibiu o vídeo de um ex-aluno do Band que está estudando lá.
“Os estudantes aprovados cursam dois anos em um Community College e depois passam por um processo de transferência para concluírem o 3º e 4º anos em uma universidade regular, como Stanford ou Berkeley”, explicou o coordenador da língua Inglesa e Assuntos Internacionais, José Olavo Amorim.
Já Sylvia Franceware expôs o cotidiano da UC Irvine, também na Califórnia. A faculdade é umas das parceiras da Foothill, e aceita alunos do Community College para concluírem o curso. Sylvia também mostrou como funciona o campus da universidade além de apresentar alguns benefícios sobre morar e estudar nos Estados Unidos.
Os principais ganhos em se fazer os dois primeiros anos em um Community College (como Foothill) é a economia de recursos e o possível período de adaptação ao sistema de estudo americano, antes de ingressar numa universidade tradicional. “Eu já estava pensando em estudar fora, e minha preferência era o Canadá, onde já fiz intercâmbio. Porém, após a palestra, estou cogitando ir para um Community College, já que o preço é bem mais acessível e a qualidade do estudo é excelente”, contou a aluna Angela Nogueira.