O Band realizou, com pioneirismo no Brasil, a sessão do filme Most Likely to Succeed, para pais e convidados. Com abertura do Diretor Presidente Mauro de Salles Aguiar, as exibições lotaram a biblioteca. Em seguida aconteceu um debate com Tiago Maluta, da Fundação Lemann e Fábio Zsigmond, do MundoMaker, intermediado pela Coordenadora de STEAM, Cristiana Assumpção.
O documentário, inspirado no livro de mesmo nome, conta a experiência da High Tech High, na Califórnia, uma escola inovadora que adotou um currículo baseado em projetos desde a sua fundação. A narrativa mostra o impacto deste modelo sobre os alunos no desenvolvimento de habilidades como liderança e trabalho em equipe e no índice de aprovação em universidades da escola, que chega a 98%.
A licença obtida pelo Colégio para a exibição do longa, que atualmente só está disponível para Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, foi pioneira.“ O exemplo do filme é algo de altíssimo impacto nos Estados Unidos. Então, o fato de termos sido os primeiros a mostrá-lo aqui no Brasil dá mais um destaque de como estamos envolvidos neste movimento global de inovação no ensino”, contou Cristiana.
Segundo a Coordenadora, o debate que seguiu as sessões ainda foi importante para trazer diferentes referências de modelos de ensino inovadores: a Fundação Lemann com a Khan Academy, o Mundo Maker com laboratórios makers extra-currículares e o Bandeirantes com o STEAM na grade curricular. “Não existe fórmula certa para construir uma base de projetos, existem muitas formas de fazer isso”, finalizou.
O STEAM é a integração de laboratórios de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes para as primeiras séries do Ensino Médio.