SPACE já traz a coletividade no nome. Nas aulas semanais da disciplina São Paulo, Aprendizagem Compartilhada em Equipe os alunos são estimulados a pensar a cidade de forma crítica, agir de maneira cidadã e trocar ideias.
Segundo o coordenador do projeto, Guilherme de Benedictis, a participação dos professores Fernanda Zuquin, Silvia Guitti e Ricardo D’Addio, juntamente com os profissionais do Laboratório Multidisciplinar e Tecnologia Educacional foi fundamental. “A atuação dos professores é primordial para que a ferramenta seja usada de forma pedagógica. Em sala de aula, nós abrimos a página e mostramos as postagens que são efetivamente construtivas”, conta Guilherme.
Os alunos mostram que realmente mudaram a forma de ver a cidade, sempre trazendo flagrantes e comentando notícias postadas pelos amigos. “No começo, os professores postavam bastante, mas os alunos ‘atropelaram’ a gente”, brinca Guilherme. “Eles têm muita facilidade com a tecnologia, e conseguem informações que levaríamos mais tempo pra achar, é uma experiência que enriquece muito as aulas”, conclui.