Digite o que deseja buscar no campo acima e clique na lupa para encontrar
12 resultados encontrados para "termo buscado”
23/03/2011

Conjuntivite Viral

#conjuntivite viral

Conjuntivite Viral

Publicado em 23/03/2011 20:26

O tipo de conjuntivite mais comum no verão é o causado pelos vírus. E sua principal característica, de acordo com o oftalmologista Milton Ruiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo, é ser altamente contagiosa.

Esse tipo de conjuntivite pode durar de duas a três semanas. Ela é transmitida facilmente pelo uso compartilhado de sabonete, toalha, telefone, computador, ou então por aperto de mão, cumprimentos, beijo, gotículas de saliva (expelidas durante uma conversa) e até ao encostar a mão em escada rolante ou outras superfícies, diz Ruiz.

– O veículo principal é a mão. Por isso é preciso lavar as mãos muitas vezes.

A higiene das mãos é importante tanto para não passar o problema adiante como para se proteger dele. O médico alerta também que é fundamental não coçar os olhos.

Os primeiros sintomas de uma conjuntivite viral são desconforto em um dos olhos – que fica vermelho em 24 horas –, secreção de um líquido e o aparecimento de um caroço na frente do ouvido (gânglio). Em até 72 horas, o segundo olho também se compromete.

Segundo Ruiz, quem estiver com esses sintomas deve imediatamente adotar medidas para impedir a transmissão, como isolar os materiais que têm contato com as mãos e optar pelo uso de lenços de papel, que são descartáveis.

Para aliviar o desconforto nos olhos, o recomendável é fazer uma compressa fria de água filtrada ou mineral. O melhor, diz Ruiz, é despejar o líquido num copo descartável e molhar os olhos usando um algodão. Depois, tudo deve ser jogado fora.

– Não se deve usar soro fisiológico nem água boricada, que podem ser guardados contaminados [e, com isso, causar novas infecções].

Se os sintomas da conjuntivite forem leves, de duas a três semanas eles devem desaparecer. Nesse período, no entanto, as compressas geladas e as medidas para impedir a transmissão precisam ser adotadas.

Mas se os sintomas persistirem ou piorarem no final da primeira semana, com o aparecimento de dor, desconforto e fotofobia (aversão à luz), é necessário buscar um oftalmologista.

Confira os principais cuidados com a conjuntivite viral:

  • Usar somente o próprio colírio.
  • Não guardar o colírio aberto.
  • Não se automedicar.
  • Não usar colírio com corticoide, nem colírio de antibiótico.
  • Inicialmente, o melhor é fazer apenas a compressa gelada e imediatamente adotar as medidas que impedem a disseminação.
  • Se o quadro piorar e aparecerem sinais de dor, desconforto e fotofobia, procure um médico.
  • Se as medidas básicas forem adotadas e o quadro não piorar, continue com o tratamento por duas semanas.

Fonte: Matéria do Portal R7, publicada em 16/03/2011 às 16h50

Temas relacionados
Notícias

Mais sobre Ambulatório

#HPV, #vacina, 21/09/2018

Vacinação contra o HPV

#Ambulatório, #cpg, #HPV, #Prêmio, #vacinar, 05/06/2018

Vacinação contra o HPV do Band é premiada!