Os alunos do grupo Open City receberam Filipe Larêdo que, junto com Anna Haddad e Uiu Cavalheiro, idealizou o livro coletivo “Desnamorados”. Além de proprietário da Editora Empíreo, o paraense é formado em Direito e produção editorial. Felipe falou aos participantes do grupo sobre o processo de criação de seu projeto e também como ele utilizou a plataforma de crowdfunding “Catarse” para financiá-lo.
No “Desnamorados” pessoas de todo o mundo, mas principalmente o Brasil, contribuem financeiramente ou artisticamente, enviando textos de sua autoria que relatam histórias de amor das mais diversas. “A única regra é que a história tenha os personagens Acir e Pilar envolvidos; pode ser o amor de qualquer forma”, explicou.
Filipe explicou detalhadamente como funciona um projeto o processo de “crowdfunding” e o que o levou, junto a mais dois amigos, realizar uma ação inovadora para a literatura. “A gente tem realizar aquilo com paixão, é isso que nos move nesse livro coletivo. Meu pai já escrevia livros dessa maneira há décadas atrás”, complementou.
Ficou evidente que “Desnamorados” foi principalmente possibilitado pela ação na rede. Observa-se claramente uma mudança de comportamento em que as pessoas cooperam em um objetivo comum. “É perceptível a mudança no modelo de trabalho quando pessoas muitas vezes desconhecidas se reúnem em coletividade ao redor de um interesse”, contou a aluna Alexia Finkelstein.
O Open City é uma parceria do Bandeirantes com o MIT e Universidade de Harvard com foco em inovação e empreendedorismo.
Conheça mais sobre o livro coletivo Desnamorados em: www.desnamorados.com
Por Alexia Finkelstein e Flávia Vazzolla, do Open City.