Por Tiago J. B. Eugênio
Qual é o efeito do magnetismo sobre o crescimento das plantas? Como transformar sacolas de supermercado em papel? Quais riscos podem ser associados ao uso do Wi-FI? De que forma ocorreu a evolução da tecnologia cinematográfica? Que utilidades podem ter um plástico que muda de cor? Essas são perguntas que estudantes do Colégio Bandeirantes fizeram no início do ano e, durante os últimos meses, se propuseram a responder.
No dia 19 de outubro (sábado), a partir das 13h00, o Colégio Bandeirantes abrirá suas portas para compartilhar essas e muitas outras respostas. Afinal, serão mais de 50 trabalhos expostos, produzidos por grupos de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mais do que conhecer respostas o visitante poderá experimentar, de fato, na feira! Que tal produzir energia esfregando cristais em uma caixa escura? Nunca lhe passou pela cabeça experimentar um voo de Boeing em um simulador? E se você pudesse controlar um carro movido à energia solar? As possibilidades de experimentação prometem ser tão diversificadas que não ficaremos surpresos se alguém imaginar que não está em uma feira, mas sim em um parque de diversões (científico).
A produção de conhecimento para além das salas de aula é um dos objetivos da Feira de Ciências do colégio, além de revelar talentos e gerar inovações. E, nesse último quesito, não temos dúvidas que os alunos foram além do esperado. Imagine utilizar os ventos gerados pelo deslocamento dos metrôs de São Paulo para produzir energia elétrica; e se tivéssemos a nossa disposição um refrigerador que não utilizasse energia elétrica, mas sim a energia solar? Que tal um capacete elétrico para reabilitação neurológica? E se fosse possível construir uma usina hidroelétrica submersa, que produzisse energia elétrica por meio da força das ondas do mar. Na verdade, essas foram perguntas feitas por alguns grupos, as quais lhes conduziram ao caminho da descoberta científica.
A caminhada consistiu em aplicar as etapas básicas do método científico nos projetos: observar, identificar um problema, formular hipóteses, montar experimentos, analisar resultados e elaborar uma conclusão. Nesta empreitada, o aluno antecipa sua vida acadêmica, aprendendo a relatar as discussões em um diário de bordo e elaborar um relatório científico. Além disso, compreende como funciona o processo de descoberta. Afinal, o aluno precisa compreender que o mérito de cientista necessariamente não está ligado exclusivamente a sua intelectualidade, mas também à sua dedicação, perseverança, criatividade e entusiasmo pelo que faz.
Tem muita coisa para contar, mas acho melhor parar por aqui! O processo de descoberta desses alunos continuará com a socialização dos saberes no dia feira. Assim sendo, o Colégio Bandeirantes convida a todos para conhecer os projetos e aprender com nossos alunos!