O Blog de Esporte bateu um papo com o professor João Meinberg sobre as mudanças na regra de futsal.
Daniela: Com as reformulações da regra do futsal, uma partida pode ser iniciada apenas com três jogadores. O que acontecerá se um desses jogadores sair da partida (contusão, expulsão, etc.)?
Daniela: Muitos jogadores usam correntes, colares, alianças, piercing, brincos e nós, professores, sempre orientamos na retirada ou proteção com esparadrapos desses acessórios. A nova regra faz alguma restrição quanto ao seu uso?
Meinberg: Sim, o árbitro deve checar antes do inicio da partida, verificar se há tais acessórios nos jogadores e solicitar para os mesmos retirá-los.
Daniela: Houve alguma mudança em relação à duração da partida? Qual?
Meinberg: Não. O tempo regulamentar continua o mesmo. Porém, no momento que a mesa soar o sinal de paralisação e a bola estiver em direção ao gol, deverá aguardar até sua finalização para constar se haverá realmente o gol e contabilizá-lo no placar. O mesmo ocorre se for marcado tiros livres diretos ou indiretos.
Daniela: O chute pode ser direto no início da partida? (bola de saída)
Meinberg: Não será validado gol por chute de saída direto.
Daniela: É permitido o recuo para o goleiro?
Meinberg: Com as novas regras em vigor o goleiro não poderá receber a bola em sua quadra de defesa.
Daniela: Qual sua opinião sobre essas novas resoluções? Elas permitirão que o jogo fique mais dinâmico?
Meinberg: Creio que fique mais ágil, pois foi diminuído o numero de jogadores de 05 (cinco) para 04 ( quatro), dificultando a saída do goleiro para jogar como estava habituado. Desse modo, penso que perderá um pouco o encanto das jogadas inesperadas.