A educação para a sustentabilidade é um tema de crescente importância no cenário educacional; e nesse quesito, o Band nunca ficou pra trás. Recentemente deu-se o lançamento do livro Currículo Global, uma iniciativa internacional (no Brasil liderada pela ONG Cecip) que contou com a contribuição de profissionais educacionais do mundo inteiro, incluindo uma equipe do Band, composta pelas professoras Lenira Aparecida Buscato, Leda Leonardo Da Silva, Marlene Pissolito Campos,Carolina L´Abbate Oreb, Paula Corradi Rabello, Daniela Coelho Lastoria e Cristiana Mattos Assumpção.
“A proposta era que 5 países de diferentes hemisférios, com 5 escolas em cada país, escrevessem um currículo sobre sustentabilidade para ser aplicado nas aulas regulares da escola”, explica Cristiana Mattos, Coordenadora da área de Ciências e Laboratório de Biologia.
O projeto, que teve uma duração de aproximadamente 2 anos de preparação, visa a criação de um manual que reunisse sequências didáticas multidisciplinares relacionadas ao tema do desenvolvimento sustentável para além da consciência ecológica, levando-se em consideração os direitos humanos e os diferentes panoramas sociais. “A ideia era incorporar essas sequências didáticas a conteúdo já previamente estudados em sala de aula, de forma que respeitassem princípios como resolução de conflitos, interdependência, percepção de valores, cidadania e sustentabilidade”, comenta a professora Lenira.
O projeto Currículo Global para a Sustentabilidade contou com a contribuição de mais de 40 escolas de países como a Áustria, Benin, Brasil, Reino Unido e República Tcheca. O intercâmbio entre os educadores dos diferentes países levou à formulação de propostas pedagógicas comuns, sempre relacionando realidades locais a questões de interesse mundial, rumo à ideia de um “Currículo Global”.
O lançamento oficial do livro no Brasil se deu no congresso da NUPSI, (II Colóquio Internacional NUPSI-USP e XI Colóquio do Curso de Psicopatologia e Saúde Pública NUPSI-USP), onde foram distribuídas cópias dos livros para os profissionais presentes e representantes do Band puderam responder a questões quanto ao processo de produção do livro e a aplicação prática de seu conteúdo em sala de aula. “Foi uma oportunidade bastante interessante, pois pudemos dialogar com os participantes sobre as questões que debatemos no livro”, conta a professora Leda; “Percebemos que eles sempre se demonstravam muito curiosos para compreender como introduzimos isso no Colégio e como abordamos o assunto em sala de aula”, completa.
Notícias