A fim de aprimorar o trabalho do Band Antirracismo, em 2025, o Colégio firmou uma importante parceria com a Inaperê, empresa de consultoria de diversidade e relações étnico-raciais.
No primeiro ciclo dessa parceria, foram colocadas como objetivos as seguintes ações: sensibilização da comunidade interna para as relações raciais, elaboração do diagnóstico dessas relações na escola, reorganização da comissão antirracista e avalição dos impactos dessas primeiras ações.
Assim, durante a semana de planejamento pedagógico, que ocorreu em janeiro deste ano, como parte da proposta de sensibilização do corpo docente para esses temas, todos os professores foram convidados a participar de uma oficina conduzida por profissionais da Inaperê.
Recentemente, a mesma oficina foi oferecida para todos os funcionários do Band, proporcionando momentos de muito aprendizado e reflexão. “O encontro foi essencial para ampliar a minha compreensão sobre racismo estrutural e construir uma visão mais crítica sobre a sociedade, garantindo uma formação mais profunda sobre as questões étnico-raciais”, relata Renata, da Equipe da Secretaria.
Nas próximas semanas, estaremos aplicando o diagnóstico Aperê, instrumento que avalia as práticas institucionais sob a ótica da inclusão e equidade racial, para toda a comunidade Band.