A professora Daniela Godoi participou do 1º Congresso Internacional Pediatherapies de Deficiências na Infância (CIPEDIA), realizado nos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, em Jundiaí. O evento trouxe discussões importantes sobre o papel da escola, da família e da sociedade para a inclusão do deficiente em todos os aspectos da vida. Além das palestras ministradas por profissionais da saúde e da educação, familiares e pessoas deficientes relataram seus projetos de vida e como superam as dificuldades que se apresentam. “Ouvir suas necessidades e desejos, somados aos trabalhos baseados em evidências e discussões trazidas pelos participantes, nos permite ampliar o conhecimento acerca da temática, e assim, planejar estratégias mais assertivas na atenção ao aluno deficiente”, disse a nossa professora Daniela.
Os professores de educação física, ao se depararem com um aluno diagnosticado com o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), precisam entender seus déficits motores e sócio emocionais para melhor planejarem suas intervenções. As tarefas em pequenos grupos e com aumento progressivo de estímulos, parecem aumentar seu engajamento. Talvez isso se deva, pelo fato da percepção do sucesso nas tarefas e melhora da autoestima desses. Os jogos trabalhados de forma lúdica são eficientes para a inclusão deles e seus pares. Perguntar, aos alunos, o que deve ser feito, antes da tarefa, ajuda na memorização das instruções e planejamento da ação efetora levando às respostas motoras mais assertivas.