Recentemente foi realizado, no Colégio, o BANDMUN, um modelo de simulação da ONU inteiramente organizado pelos estudantes do Ensino Médio. Dividido em três comitês representando delegações de diferentes países, assim como líderes brasileiros, os alunos discutiram, durante todo o dia, temas como a retomada do Afeganistão pelo Talibã, a partilha da China e a redemocratização brasileira.
A atividade, que é considerada um “desdobramento” do MONU-EM, Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio, traduz o desejo de alunos que fizeram o projeto durante a 1.a série. Durante o evento, outras escolas também foram convidadas para participar da dinâmica.
Organizados em diferentes comitês, os estudantes puderam atuar em diferentes papéis. A imprensa esteve presente durante todo o debate cobrindo os principais acontecimentos, atrelando responsabilidade e ética jornalística.
O Comitê Histórico sobre a partilha da China teve como objetivo explorar os seus impactos e desdobramentos em outras regiões e aprofundar o entendimento sobre a cultura chinesa, além dos reflexos de tal contexto na atualidade. Já o CSNU tratou da retomada do Afeganistão pelo exército do Talibã permeada pela violação dos direitos humanos e a interferência externa a fim de alcançar o objetivo de manutenção da paz no Oriente impulsionado pelos interesses pessoais de cada país que discutia o caso.
Por fim, a Comissão de Redemocratização discutiu sobre o cenário da Pós-ditadura militar brasileira, em que os estudantes representando militares e membros da oposição precisaram chegar em um acordo e criar uma emenda para ser implementada.
“A primeira edição foi um sucesso e, pelo empenho deles, com certeza teremos mais no futuro!”, concluiu a professora de Geografia Luisa Santos.