No último dia 26 de outubro, foi realizada mais uma simulação do Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio (MONU-EM). Nesta edição, foi simulada uma Corte Internacional de Justiça em que os estudantes da 1.a série do Ensino Médio que fazem parte da atividade puderam discutir as disputas territoriais entre Venezuela e Guiana.
A simulação, que é sempre um sucesso entre os alunos, contou com o auxílio de monitores formados em Relações Internacionais para preparar os alunos que estão iniciando as simulações. Ao todo, foram 14 estudantes.
Para a professora de Geografia e responsável há 24 anos pelo curso, Regina Mara, participar deste tipo de experiência é muito benéfico para o desenvolvimento de habilidades em níveis pessoais e acadêmicos. “Durante as simulações, os alunos têm a chance de desenvolver sua capacidade de se expressar em público e de defender pontos de vista de maneira clara e convincente. Além disso, eles precisam pôr em prática a negociação, aprendendo a ouvir e a encontrar pontos de convergência, habilidades essenciais em qualquer ambiente profissional.”.
Segundo a professora, há também o trabalho de outras técnicas como a escrita, a redação de textos técnicos e o exercício do pensamento crítico. “Em uma simulação da ONU, os estudantes se deparam com problemas complexos e questões globais, como mudanças climáticas, conflitos armados, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Isso os incentiva a analisar criticamente.”.
“No próximo ano, iremos comemorar os 25 anos do projeto e celebrar mais de duas décadas de boas experiências, conhecimento e ótimas histórias para contar.”, concluiu.