Recentemente, foi realizada a 4.a edição da Mostra de Ciências, evento aberto para toda a Comunidade Band para divulgar os principais trabalhos realizados na área de Ciências da Natureza durante o ano letivo. Em uma manhã de sábado muito agitada, no ginásio, nas salas multiuso e em outros espaços do Colégio, alunos do Ensino Fundamental I e II e da 2.a série do Ensino Médio tiveram os seus trabalhos expostos.
Como parte das atividades propostas no Fund I, foram apresentados diversos trabalhos realizados por meio da abordagem STEAM, com o objetivo central em solucionar uma pergunta norteadora utilizando hipóteses e ideias. Contando com uma variedade de temas, os estudantes puderam compartilhar os projetos realizados dentro da matriz curricular.
Já o Ensino Fundamental II apresentou, durante a Feira de Ciências, os trabalhos que foram realizados desde março fora do horário de aula. O processo, que é totalmente voluntário, contou, este ano, com 88 grupos que foram avaliados por nossos educadores.
Os alunos da 2.a série também participaram do evento e as equipes que possuíram os projetos mais bem avaliados no Festival STEAM- que ocorreu no começo do mês- puderam compartilhar com professores universitários da USP, Mauá, Insper e FGV ,entre outras universidades seus projetos durante o Seminário Científico.
Além disso, as famílias e os convidados também tiveram a oportunidade de ver os trabalhos realizados nas atividades complementares relacionadas às áreas de Ciências, sendo elas o BandZoo, BandForense, Arduíno e o Tinkering & Gambiarra, que tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de habilidades manuais, trocas de experiência, desenvolvimento de adaptabilidade, improvisação e transformação de objetos do cotidiano. “De forma criativa e divertida, os exercícios são conduzidos levando em conta a troca e o compartilhamento. O exercício da construção de uma narrativa pessoal associada ao projeto experimental promove a vivência da poética, fazendo com que ele transite entre a Ciência, a Tecnologia e a Arte.”, declarou a professora de Artes Mariane Cavalheiro.
“É um dia de bastante festa e de muita emoção. Dá muito orgulho ver tudo que foi realizado aos pouquinhos de repente se concretizando durante a Mostra.”, concluiu Mariana Lorenzin, coordenadora de STEM e STEAM.
Para embalar todos os presentes, o Clube da Música fez apresentações que deram sons do evento!
Confira a galeria de fotos aqui.