No final de setembro, durante uma manhã de sábado muito animada, foi realizada a 7.a edição do Festival STEAM, evento direcionado para a apresentação dos projetos produzidos pelos alunos das 2.as séries do Ensino Médio. Ao todo, os 101 trabalhos divulgados possuíam como tema principal a Exploração Espacial e puderam ser prestigiados por toda a Comunidade.
Nas salas multiuso e no ginásio, os estudantes compartilharam os trabalhos que foram produzidos ao longo do ano na disciplina enquanto eram avaliados pelos educadores da área de Ciências da Natureza. Além disso, pelo segundo ano consecutivo, por meio de uma parceria com a disciplina de Língua Inglesa, os alunos apresentaram os seus trabalhos também em outra língua, além de desenvolverem o abstract do artigo científico que foi escrito durante o processo de investigação e desenvolvimento do projeto .
“Ao apresentar um projeto em inglês, os alunos são desafiados a utilizar a língua em um contexto real e prático. Isso vai além da sala de aula tradicional, pois eles precisam dominar o vocabulário técnico e explicar conceitos complexos de maneira clara. Essa prática melhora a fluência, a pronúncia, o vocabulário acadêmico e científico, além da capacidade de argumentação e organização de ideias em uma segunda língua.”, explicou o coordenador de Língua Inglesa, Vinícius Silva.
Para Fabricio Masutti, professor de Artes e STEAM, o evento celebrou com muito êxito todo trabalho realizado ao longo do ano, todo processo de investigação científica e a explicação de tecnologias dentro dos mais variados temas. “É um momento de grande orgulho: poder presenciar nossos estudantes apresentando seus projetos e experimentos com brilho nos olhos após um longo processo de investigação, prototipagem, design experimental, obtenção e tratamento de resultados. Processos estes permeados pela escrita de um artigo científico em moldes acadêmicos bastante rigorosos.”.
“O Festival STEAM de 2024 é, antes de tudo, a comprovação de que trilhamos um caminho certeiro promovendo aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciar a ciência em toda sua amplitude sem deixar de lado a criticidade e a criatividade, pavimentando o caminho para as próximas etapas de suas vidas.”, concluiu Fabricio.
Confira a galeria de fotos completa aqui.