Recentemente, os coordenadores de STEM e STEAM tiveram a oportunidade de participar do World Congress on Education que aconteceu em Cambridge, na Inglaterra. Mariana Lorenzin e Renato Villar puderam representar o Colégio e apresentar um trabalho que foi realizado com os alunos dos 9.os anos durante as aulas de STEM.
O trabalho, que é realizado desde a pandemia, consiste na criação de um observatório lunar dentro de algum cômodo da casa do estudante, e a ida ao congresso teve como objetivo compartilhar sobre o projeto e seu processo de execução por meio da apresentação “The Moon at home: when activity changes every day and school practice” em parceria com Cristiano Mattos, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
Além disso, nossos educadores também puderam conhecer outras pesquisas e assuntos que estavam sendo discutidos do ponto de vista educacional. A viagem, que durou uma semana, também garantiu idas a importantes museus de Ciência, História e Arte, permitindo o contato com novas ideias que podem ser implementadas nas disciplinas. “Nós tivemos a oportunidade de passar por vários lugares históricos, como, por exemplo, onde a descoberta do DNA foi anunciada. Vimos achados de Darwin durante a sua viagem, itens relacionados com a evolução humana, como as máquinas simples e as máquinas térmicas, nos permitindo explorar assuntos que são discutidos dentro da sala de aula.”, explicou o coordenador de Ciências, STEM e STEAM do Band, Renato Villar.
Ao longo do evento, eles conheceram educadores de diversas partes do mundo possibilitando imersões culturais e trocas de aprendizados. “Participar desta experiência foi muito especial. Nós éramos os únicos representantes de uma escola de ensino básico entre professores universitários e pesquisadores. Eles gostaram muito do trabalho e tiveram muito interesse em entender mais sobre a teoria e a prática aplicada.”, declarou Renato.