No início do mês de agosto, foi realizada mais uma formação muito especial de Equipes de Ajuda para alunos do Ensino Fundamental II. Ao todo, participaram 48 estudantes, sendo a maior parte alunos de 6º ano indicados pelos colegas de sala para compor a Equipe de Ajuda e outros estudantes interessados em ajudar, das demais séries.
O encontro, que aconteceu em uma manhã de sábado, foi conduzido pelos pesquisadores do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) Danila Di Pietro e Fabiano Berlin e teve como objetivo proporcionar uma integração entre o grupo. Os alunos puderam estudar sobre a escuta ativa, como funcionam as fases da ajuda e praticaram como oferecer uma escuta de qualidade.
“Eles estavam bastante motivados em fazer parte da equipe e construíram um espaço de troca muito enriquecedor. Mostraram-se comprometidos em aprender a como ajudar os colegas.”, compartilhou a orientadora das Equipes de Ajuda, Marina Schwarz. Além disso, foram trabalhadas questões como a construção da confiança, conexão com as pessoas que serão ajudadas e as diferentes fases da ajuda. “Foram trabalhadas as diferentes fases da ajuda, e como a longo prazo podemos demonstrar para o outro que ele pode confiar na gente. Também estudamos questões relacionadas à linguagem e à escuta de qualidade”.
“O que eu mais apreciei foi a conexão que estabeleci com meus colegas, além de ter gostado de aprender como auxiliá-los. Adquiri muitos conhecimentos e aprendi melhor como me comunicar, observar e me aproximar daqueles que necessitam de apoio, especialmente em casos de bullying, tanto do autor quanto do alvo.”, concluiu Marina Caiado, aluna do 6.o ano do Ensino Fundamental II.