Na semana passada as medalhas referentes a 18.a edição da OBMEP chegaram no Band para comemorar os grandes resultados da prova que foi aplicada no ano passado.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares, realizada em 2023, bateu dois recordes: o primeiro foi a marca de 5.563 cidades participantes, o que representa 99,87% dos municípios brasileiros; o segundo foi o número de escolas: 55.300 instituições. No total, mais de 18,3 milhões de alunos participaram da competição e, dentre eles, 16 estudantes do Band foram premiados.
O evento é realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, segundo o professor Carlos Oliveira, a relevância do concurso está no fato de que os estudantes passam a descobrir que o importante não é apenas fazer contas, mas pensar, raciocinar e resolver problemas de formas criativas.
“O sentimento de que é possível descobrir e entender as “engrenagens” que conectam assuntos aparentemente distintos, como Álgebra e Geometria, equações e figuras, desperta o fascínio e pode ser a centelha que fará o aluno ter o gosto pelas boas virtudes da perseverança, do equilíbrio, do estudo e da busca constante pelas soluções, em qualquer área a que se dedique.”, relatou Oliveira.
Na etapa regional, nossos alunos receberam cinco medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e seis medalhas de bronze. Já na prova nacional, foram conquistadas uma medalha de ouro, quatro medalhas de prata, quatro medalhas de bronze e sete certificados de menção honrosa.